copa do mundo como tema da umbro
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Clima de Copa do Mundo

Com a chegada da Copa do Mundo, o futebol nacional para a fim de assistir o principal evento do esporte. Os torcedores guardam as camisetas dos seus clubes e buscam vestir a camiseta da Seleção Brasileira. Porém, o marketing precisa estar atento a esse mercado e buscar uma maneira de continuar fidelizando o seu consumidor.

Em vista disso, algumas fornecedoras esportivas aproveitam o momento de euforia que a Copa do Mundo traz ao torcedor, e comercializam camisetas personalizadas. Em 2014, a Nike – fornecedora esportiva da CBF, forneceu aos seus clubes uma camiseta amarela personalizada com o escudo da agremiação em questão. Essa ação, gerou um engajamento alto com as principais torcidas do Brasil.

Outra marca de material esportivo, a Umbro, foi mais além realizou nas duas últimas edições da Copa do Mundo (2018 e 2022), camisetas homenageando seleções presente no grande evento mundial. Alguns casos tiveram uma conexão com a cultura ou simpatia da seleção com o clube. Um exemplo são a camisa do Grêmio alusivo à seleção uruguaia, que traz a cultura gaúcha e também sua cor celeste, a outra; o Sport Recife com a seleção holandesa, uma vez Recife teve uma colonização holandesa na história brasileira.

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Sem grandes marcas por atrás, os clubes do interior aproveitaram essa situação para lançarem a camiseta do torcedor para a Copa do Mundo. Muitos clubes do interior buscaram para produzir uma quantidade de limitada de camisetas para seu torcedor, alguns exemplos ganham destaque com o São Luiz de Ijuí (RS). O clube do interior do Rio Grande do Sul, aproveitou o clima de Copa, e lançou antes da estreia do mundial, o lançamento da Camiseta Nação. Uma estratégia para rentabilizar e divulgar seus patrocinadores durante o principal evento mundial.

Além dos uniformes, o marketing do clube pode realizar outras ações que tragam o consumidor para dentro das suas instalações com a temática da Copa do Mundo. Dessa forma, os departamentos devem usar a Copa do Mundo como um ativo indireto de relacionamento e comercial nesse período de emoção coletiva nacional.

Texto de Gabriel Klein.

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