Skip to main content

Cada vez tem sido mais comum, falar sobre a base do nosso futebol. Mas você sabe o que acontece na base? Sabe se as equipes tentam formar o atleta ou ganhar torneios? Pois bem, é exatamente isso que você pensou, o título na base virou obsessão. Treinadores hoje sofrem a pressão de vitória, duas derrotas seguidas e já estão falando sobre o treinador ser demitido.

E cada vez tem sido mais difícil e árduo o trabalho do treinador em si na base, afinal muitos tem atletas habilidosos, que precisam de mais rodagem, porém, é melhor colocar os meninos mais fortes, mais acostumados pra não perder jogo. E assim vai sendo proibido o drible, afinal você joga com 3 volantes, não vai ter um segundo atacante habilidoso que vai fazer fumaça na zaga adversária.

O meia atacante vira volante, pela sua boa saída de bola e passe infiltrados, é melhor ajudar a marcar também, e muitas outras coisas, até mesmo extracampo, onde um time do interior de São Paulo ficou conhecido por ter uma taxa de titularidade (os pais pagavam para seus filhos se tornarem titulares em uma determinada equipe).

E o futebol, que era um esporte até os anos 90 direcionado para a classe social baixa, onde era praticado em ruas, praças, quintal e até mesmo campo de terra, perdeu espaço para as quadras society com horário alugado e também quadras em condomínios fechados. Sim, amigos, o futebol está se tornando elitista.

A paixão do brasileiro se tornou um negócio claro e objetivo (ganhar dinheiro), e na verdade sempre foi. Porém com escândalos e esquemas que hoje descobrimos muito mais fácil, fora as apostas que rolam nas categorias de base, pois é, é cada absurdo.

Hoje tudo é caro, vivemos em um país onde o básico é caro, e ter o sonho de ser jogador de futebol, se tornou muito caro, são aulas com personal soccer, pra aprimorar habilidades,  aulas com personal trainer pra aprimorar o físico, alguns clubes disponibilizam preparadores físicos, são poucos.

Nosso país tentou copiar modelos europeus, e por questões culturais, ainda não chegamos nem perto disso. Soa engraçado o país pentacampeão Mundial, com mais jogadores como melhor do Mundo, copiar os outros? Pois foi assim a nossa decadência, e tudo se iniciou na base

E termino esse texto com a pergunta do titulo:

O que acontece na base do futebol brasileiro?

Texto de Julier Cordeiro

scouting - análise de mercado edição copa são paulo

Últimas vagas do curso de Scouting com prática na Copa São Paulo de 2025

Na busca por seguir com o processo de acompanhar de perto a evolução da área de Scout/Análise de Mercado, auxiliando diversos profissionais a evoluírem em suas carreiras e ajudar aqueles que desejam ingressar na área de análise, o FootHub lança o curso Scouting: Análise de Mercado – edição Copa São Paulo, uma oportunidade única para quem deseja começar ou aprimorar sua carreira na área que mais cresce no futebol.

Voltado à prática e com foco na Copa São Paulo de Futebol Júnior, este curso une teoria e prática para preparar os alunos a desenvolverem seus portfólios e fortalecerem suas habilidades em análise de mercado. Além disso, a Copinha é uma competição que reúne muitos atletas, e os clubes não conseguem observar todos, então é uma ótima oportunidade para você, que deseja trabalhar nesta área.

Estrutura do Curso

O curso é dividido em três módulos teóricos e um estágio prático:

  1. Os Princípios de um Analista
    Com Arthur Fraga, abordando desde o início da carreira em análise de mercado até habilidades-chave e montagem de bases de dados. Aqui, os alunos serão introduzidos a conceitos como Time Sombra e Hot List.
  2. Processos de Análise
    Com Luiz Alencar, que apresenta as ferramentas, rotinas e práticas diárias de um analista, além de ensinar a montagem de relatórios de análise.
  3. Montagem de portfólio
    Quer saber como montar seu portfólio na área de análise de mercado e se aproximar da sua primeira oportunidade? Nesta aula comandada por Arthur Fraga você receberá um passo a passo para sair do curso com seu material de trabalho completo! 
  4. Case Copa São Paulo
    Ministrado por Matheus Rosa, este módulo desvenda as estratégias aplicadas na Copa São Paulo, ajudando os alunos a adaptarem essas práticas para outras competições e contextos.
  5. Estágio Prático na Copa São Paulo
    Durante a Copa São Paulo 2025, os alunos terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido, observando equipes e jogadores, dividindo-se entre grupos para elaborar relatórios e análises de desempenho ao longo da competição.

Se você tem o objetivo de desenvolver sua carreira na área, esta é a oportunidade certa para você! Com dicas de networking, montagem de currículo e estratégias de atuação, o curso ajuda o aluno a construir uma base sólida para conquistar espaço no mercado no setor que mais cresce no mercado do futebol.

Clique aqui e saiba mais!

Leave a Reply