Skip to main content

Entenda como o mercado de apostas esportivas se comporta em outro continente.

Casa de aposta

Não é novidade que as casas de apostas e o futebol estão cada vez mais ligados e relacionados um com o outro. 

Segundo o GE, todos os times da Série A do Campeonato Brasileiro têm como patrocinadoras as famosas “bets”. Em 90% dos clubes, elas ocupam a posição de patrocinadora master, ou seja, o espaço mais desejado: o centro da camisa. Mas como o futebol exterior lida com esse fenômeno?

Nessa nova temporada das ligas europeias, as casas de aposta estão no topo como as maiores patrocinadoras masters dos principais campeonatos. Conforme pesquisas realizadas pelo Poder 360, 15 das 96 equipes, somando Premier League, Bundesliga, Serie A, La Liga e Ligue 1, contam com plataformas de apostas como principais patrocinadoras. Confira as informações nas principais ligas europeias.

Premier League 

É considerada a liga onde tudo iniciou. Nesse sentido, pode-se analisar, em um recorte de tempo, de 2002 a 2025, o aparecimento das empresas de apostas nos clubes. No início dos anos 2000, apenas o Fulham possuía uma bet como apoiadora. A partir de 2004, essa ideia tomou forma e se expandiu pela Premier League. Desde lá, aproximadamente 42 marcas de jogos de azar estamparam seus logos em times ingleses.

Nesta temporada 25/26, cerca de 55% dos times da Premier League possuem uma casa de apostas como patrocinador principal. No entanto, isso só permanecerá até o final da temporada, pois, em 2023, os clubes aprovaram a retirada dos patrocínios de jogos de azar da parte frontal das camisas, sendo recolocadas em lugares de menos destaque, como nos calções, mangas e em placas dos estádios.

aston villa

Foto: Reprodução Instagram / @avfcofficial

La Liga 

Na Espanha, o setor de apostas foi regulamentado em 2011. Contudo, o governo espanhol alertou que os times encerrassem essas parcerias até o final da temporada 20/21. Devido a isso, os clubes não podem mais firmar contratos que incluam publicidade nos uniformes, nos nomes dos estádios e nas competições.

real madrid

Foto: Reprodução Instagram / @realmadrid

Serie A

A Itália foi o primeiro país na União Europeia a legalizar e regulamentar oficialmente o mercado de apostas online, em 2006. Entretanto, no fim de 2018, o governo da Itália decidiu barrar o patrocínio de empresas de apostas aos clubes da principal liga italiana, e limitar toda e qualquer propaganda ligada aos jogos de azar. A norma passou a valer em julho de 2019. Em resumo, os times italianos podem fazer parcerias com casas de apostas, mas não publicidade

milan

Foto: Reprodução / lance.com

Bundesliga

Já na Alemanha, 11 dos 18 times têm parceria com casas de apostas. Essa ligação ocorre somente se as empresas disponibilizam de licença, que atendam às normas de prevenção à manipulação e de proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade, podem patrocinar os clubes de futebol. 

borussia dortmund

Foto: divulgação / Borussia Dortmund

Ligue 1 

Os clubes franceses podem ter patrocínios de casas de apostas, seja nos uniformes, ou até nas placas nos estádios. Cerca de 50% dos times possuem parceria com empresas do segmento. 

psg

Foto: Reprodução X / @PSGbrasil

Texto de Maria Heloisa Pinzetta

Leave a Reply