Hora de iniciar mais um ano falando de inovação nos esportes. E nada melhor do que uma lista de tendências como pauta inicial. Algumas delas apresentam um crescimento constante nos últimos anos, com 2024 servindo para estabelecer de vez tais conceitos e comportamentos dentro da indústria.
Os Jogos Olímpicos de Paris, marcados para acontecer entre os meses de julho e agosto, certamente irão contribuir para que isso aconteça, e serão citados como exemplo em mais de um tópico da lista que apresento nos parágrafos seguintes!
Antes de entrar no conteúdo, vou deixar um convite. O conteúdo que você verá aqui deu origem a uma nova aula do curso Jogo da Inovação, onde você aprenderá com referências do mercado sobre conceitos de inovação e tecnologia e sua aplicação prática no mercado do futebol. Garanta sua vaga e confira a lista completa das tendências para 2024 além de outras 4 aulas!
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Tendência de inovação 01: Uso de inteligência artificial
A primeira tendência será vista na lista de qualquer segmento que você pesquisar. Se trata do uso de inteligência artificial, que já esteve em alta no ano passado, com ChatGPT, Bard, além de todos os aplicativos que geram imagens nas redes sociais. Para 2024 a inteligência artificial estará presente no dia a dia de clubes, empresas e instituições, atuando em áreas relacionadas a performance dentro de campo até a produção de conteúdo fora dele.
Tendência de inovação 02: Avanço nas transmissões esportivas
Os Jogos Olímpicos de Paris, marcados para acontecer entre os meses de julho e agosto, prometem atingir um novo patamar em termos de transmissões, com as seguintes características:
- Mais de 11.000 horas de cobertura de transmissão planejadas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024:
- Maiores insights por meio de mais dados, mais ângulos de câmera e novos gráficos.
- Lentes cinematográficas para aproximar os fãs da ação.
Ainda sobre transmissões, é necessário falar sobre o avanço do streaming, com foco no mercado brasileiro. Neste início de 2024, assistir uma transmissão em um canal de streaming parece fazer cada vez mais parte da rotina de um torcedor, com os números crescendo cada vez mais. Um comportamento natural, com cada vez mais competições fazendo parte deste cenário e novos players surgindo.
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Tendência de inovação 03: Produção de conteúdo personalizado
Durante muito tempo, o futebol entregava conteúdos e experiências de uma única forma, afinal de contas o público que consumia o esporte era basicamente o mesmo. Nos tempos atuais, isso já não funciona mais, pela existência de públicos diferentes acompanhando os esportes. Gerações, personalidades e hábitos diferentes fazem com que surja a necessidade de um trabalho de segmentação, tanto em termos de conteúdo, quanto experiências.
Trazendo novamente os Jogos Olímpicos como exemplo, veremos em Paris transmissões e conteúdos pensados em diferentes públicos, produzindo desde imagens mais focadas em atletas e com qualidade cinematográfica, até materiais totalmente voltadas para quem prefere acompanhar os esportes de olho nas estatísticas.
Tendência de inovação 04: Estádios inteligentes
Arena MRV promete avanços em termos de tecnologia na experiência do torcedor
O conceito de estádios inteligentes nada mais é do que a integração de tecnologias na estrutura do estádio, buscando melhorar a experiência do torcedor, além de construir um espaço mais eficiente e sustentável.
Trazendo o tema para o universo brasileiro, a Arena MRV é o primeiro grande exemplo deste tipo de estrutura por aqui, com seu segundo ano trazendo mais oportunidades no processo de transformação no que promete ser o estádio mais moderno da América Latina.
Tendência de inovação 05: Tecnologias voltadas para performance
O foco na performance dos atletas merece atenção para 2024. Nos últimos anos, muito se falou em tecnologias que tenham o objetivo de melhorar tal performance em diversos aspectos, incluindo o nível de sono dos atletas. Em um ano olímpico, as atenções ficam ainda mais voltadas para a área, valorizando as ferramentas utilizadas pelos grandes nomes da alta performance.
O setor de sportstech, startups voltadas para o esporte, demonstra estar atento a isso, como mostra o estudo da StartUs Insights. Cerca de 25% da indústria é formada por soluções de análise de performance, evidenciando uma necessidade de medir e analisar o que vem sendo feito para buscar resultados cada vez melhores.
Seguirei acompanhando cada uma dessas áreas ao longo do ano, aguardando por novidades que tornem a experiência de quem acompanha o esporte cada vez mais memorável!
Texto de Rodrigo Romano