Sports Network chega ao FootHub

Sports Network chega ao FootHub

O FootHub foi palco de um evento diferente no dia 10 de dezembro. O espaço foi escolhido como sede para o happy hour esportivo, organizado pela Sports Network em Porto Alegre e outras nove cidades pelo mundo. O assunto do encontro foi a construção de Hubs esportivos tendo o próprio FootHub como case de destaque.

Fernando Martinez e Diogo Bittencourt, dois dos idealizadores do projeto, comandaram a conversa, que teve um tom mais descontraído e cerveja gelada para caracterizar o happy hour. O assunto inicial foi o surgimento do FootHub. A maioria dos sócios já trabalhavam com o futebol, mas sentiam falta de um espaço que juntasse novos nomes da área e pudesse proporcionar uma evolução para o esporte. Para sustentar essa ideia, seria necessário definir alguns princípios que norteariam o projeto, uma causa a ser defendida ao longo da jornada.

Educação, Inovação e Conexão. Através destes três pilares, o FootHub lutaria para melhorar o mundo do futebol. Para isso, foi necessário pensar em um Hub que englobasse os diferentes agentes do mercado esportivo: atletas, jornalistas, investidores, médicos, treinadores, patrocinadores. Para conectar todas estas pessoas, o trabalho deveria ser tanto online, quanto em um espaço físico. Assim surgiram site e as diversas redes sociais, com função de gerar conteúdo e interagir com apaixonados pelo esporte, além de divulgar os serviços do FootHub. O portal possui o diferencial de ser colaborativo, atraindo todos aqueles que tem gosto pela escrita e possuem interesse em abordar um tema relacionado ao futebol. Temas atuais como gestão, tecnologia, direito desportivo e futebol feminino foram abordados ao longo deste ano.

No espaço físico está localizado o coworking, um local para trabalho que reúne pessoas de diversas áreas, não só do esporte. A integração é fundamental para o desenvolvimento pessoal e surgimento de novos negócios dentro do espaço. Além disso, ocorrem as palestras, cursos e workshops, organizados pelo próprio FootHub ou outras empresas que alugam o espaço para seus eventos, exaltando o pilar da educação definido no início do projeto. Em 2019 foram cerca de 40 eventos envolvendo profissionais de diversas áreas do futebol como comunicação, tática, categoria de base e saúde. Vale destacar os momentos de conexão que surgem após os eventos, quando palestrantes e ouvintes tem tempo para trocar ideias em busca de qualificação ou oportunidades no mercado.

Alguns bastidores foram lembrados, como a palestra de Fernando Maisonave. O gaúcho que trabalha como diretor de marketing do Liverpool, na Inglaterra, estava em Porto Alegre para o final de ano. O evento foi fechado menos de uma semana antes deste acontecer, com tempo curto para divulgação e venda dos ingressos. Ainda assim, houve lotação máxima na casa, sendo até o final de 2019 o evento que mais atraiu público para o FootHub.

Para finalizar, a importância da conexão que acontece no espaço também foi exaltada. Fábio Muñoz, um dos presentes no happy hour, encontrou uma oportunidade de trabalhar na Copa América 2019 durante uma conversa informal em uma tarde de trabalho no coworking. Após a ótima experiência vivenciada na competição, a Conmebol contratou Fábio para trabalhar durante a Libertadores do mesmo ano, no setor de hospitalidade. Foi mais uma noite de muita troca de ideias no FootHub, mostrando que o desenvolvimento de Hubs esportivos pode fazer diferença no mercado esportivo brasileiro.