Skip to main content

Veja os métodos de scouting utilizados por times patrocinados pela Red Bull.

Times Red Bull

Foto: Reprodução Instagram / @redbullbr

A famosa marca de energético vai muito além de suas bebidas. O investimento no esporte é um ponto forte da Red Bull, com o objetivo de atrair o público jovem a consumir seu produto, por meio de grandes competições. Pode-se perceber a presença da marca no automobilismo, em esportes radicais ou extremos e, principalmente, em alguns times de futebol. 

Com diversos clubes pelo mundo, a marca possui na sua rede de futebol: RB Leipzig (Alemanha), RB Salzburg (Austria), FC Liefering (Austria), NY Red Bulls (EUA), RB Bragantino (Brasil), Omiya Ardija (Japão), Leeds United (Inglaterra) e Paris FC (França).

Os objetivos da Red Bull são notáveis: apropriação de times, desenvolvimento de talentos, jogo ofensivo e alinhamento de projetos globais. Dessa forma, a marca construiu suas conquistas no futebol. 

RB Salzburg 

Fundado originalmente em 1933, com o nome de SV Austria Salzburg, foi adquirido pela empresa de bebidas energéticas em 2005, sendo renomeado de Red Bull Salzburg. O time austríaco possui uma fórmula clara para a formação da sua equipe: contratar jogadores jovens talentosos e com futuros promissores por um custo baixo

Atualmente, o Salzburg possui um time com uma média de idade aproximada de 22 anos. O esquema que o time austríaco utiliza é a preparação desses jovens, desenvolvimento de suas habilidades, e a venda por preços maiores.

Um desses exemplos é Erling Haaland, jogador que iniciou sua carreira em seu país de origem, jogou no Salzburg em 2019, onde se desenvolveu e começou a ganhar destaque, e em 2020 foi contratado pelo Borussia Dortmund, quando tinha apenas 19 anos. Atualmente, o jogador está no Manchester City, da Inglaterra. 

RB Leipzig

Fundado em 2009, após a Red Bull adquirir o time SSV Markranstädt. Diferente do que se imagina, o RB em seu nome não é com relação ao nome da marca de bebidas energéticas. Essa abreviação significa RasenBallsport (traduzindo, esporte com bola na grama). A Federação Alemã de Futebol impede que um clube adote o nome de uma marca ou que o seu escudo possua referência direta ao logotipo. 

Seguindo a linha do Salzburg, o Leipzig foca no desenvolvimento de jovens para se destacar na Bundesliga. Os investimentos tecnológicos possuem como objetivo o aperfeiçoamento técnico e mental dos jogadores. Um dos exemplos de aquisições foi o Soccerbot 360, um simulador virtual de futebol que permite que os jogadores desenvolvam suas habilidades em um ambiente personalizado. Essa tecnologia recria situações de jogo em 360 graus, e oferece um feedback com análise detalhada do desempenho.

Além disso, o time alemão leva em consideração a parte psicológica dos jogadores, principalmente das categorias de base. Como forma de motivação, a academia da base fica ao lado do local em que o time profissional faz suas atividades, para servir como forma de inspiração para as gerações mais novas.

RB Bragantino 

A história do clube paulista iniciou em em 1928, com a criação do Clube Atlético Bragantino. Em 2019, a Red Bull firmou parceria com o clube, modificando seu nome para Red Bull Bragantino. O time brasileiro da marca sofreu transformações e investimentos, principalmente na forma de interligar a base com o profissional. Já é perceptível essa ligação nos treinamento, pois o elenco de base e profissional fazem suas atividades no centro de treinamento em Atibaia.

No mesmo formato dos outros clubes da rede de multiclubes da Red Bull, o Bragantino investe no desenvolvimento de jovens talentos. A equipe de olheiros do clube busca, no Brasil e no mundo, atletas para a base, atentos a qualidade técnica e a mentalidade de cada um. Entre alguns jogadores, podemos citar: Jonh John, Praxedes, Léo Ortiz e Helinho.

Quer saber mais sobre o trabalho do Scout no futebol?

O curso Scouting – Análise de Mercado no Futebol vai te proporcionar essa experiência. 

Você terá acesso a conteúdos sobre estruturação de um departamento de mercado, ferramentas essenciais, captação de atletas, cases de clubes e interação com profissionais da área.

Um dos diferenciais é a oportunidade de estágio em um clube, permitindo vivência prática na análise de atletas e no funcionamento do departamento — o primeiro passo para iniciar sua carreira como analista de mercado no futebol.

A formação oferece uma visão ampla e prática, com orientações de profissionais na área. A estrutura do curso é composta por 4 aulas ao vivo pela plataforma do Zoom nos dias 08, 09, 10 e 11 de setembro, das 19h15 às 22h

Texto de Maria Heloisa Pinzetta

Leave a Reply