
A Libertadores avança para a realização das quartas de finais apontando disputas, a um tempo, de prognóstico previsível e a outro, de grandes dificuldades na identificação do favorito. Na fase anterior, nós do FootHub, dos 8 confrontos que focalizamos, concluímos com acerto o presságio de 6 partidas -(Flamengo, Palmeiras, River, LDU, Racing e Estudiantes)- ao mesmo tempo em que cometemos equívoco, ao elegermos Fortaleza e Atlético Nacional como vencedores de Vélez Sarsfield e São Paulo.
Sem que seja escusas pelo erro, é importante salientar que tanto São Paulo, quanto Fortaleza, trocaram seu treinador, o que sem dúvida afetou a avaliação feita primeiro quanto aos paulistas, que melhoraram em muito o seu desempenho, e nossa análise fora a crítica em relação ao treinador Zubeldia, por não ter encontrado forma de jogar adequada, tão pouco escalação definida, a afetar sensivelmente rendimento da equipe.
Quanto ao Laion, que trocou para pior seu coach, salientamos que o fato de Vojvoda conhecer seu elenco e ter superado várias crises lhe daria a condição, mais uma vez, de reverter o cenário negativo daquele momento, razão pela qual nossa crença de que suplantaria o rival. Duplo engano nessa fase, porém saldo positivo para nossos prognósticos por apontar com acerto os classificados de 6 disputas entre as 8 da fase.
Cabe-nos agora avaliar as quatro partidas que identificarão os futuros semifinalistas da maior competição sul-americana, que permanecerão na incessante busca pela Glória Eterna.
São Paulo x LDU

Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/Saopaulofc.net
Jogo de difícil estimativa, pois ambos contendores cresceram de produção ao longo da competição, os paulistas mormente após o ingresso de Hernán Crespo no seu comando técnico. Idêntica análise merece ser feita para os equatorianos, os quais, a partir de junho, contaram com o ingresso do brasileiro Tiago Nunes como comandante do seu vestiário, o que agregou ao seu time uma melhor definição tática, que além da marcação pressão contra o adversário, passou a tirar proveito do fator altitude nos contra-ataques em velocidade e nas inversões de jogadas, o que no ambiente de seu estádio quase sempre é surpreendente e fatal para o rival.
O fato do São Paulo decidir no Morumbis, constitui vantagem imensa, pois lá o Tricolor Paulista, historicamente têm suplantado as adversidades surgidas em certames mata-mata. Concluo que o São Paulo é o favorito, contudo, deve sair vivo do primeiro jogo em Quito, onde o rival, ao usar o fator local, muitas vezes desequilibra os confrontos mesmo contra adversários superiores.
Palmeiras x River Plate

(Foto: Cesar Greco)
Confronto entre brasileiros e argentinos, sempre traz carga de rivalidade intensa, mas ainda quando análise cogita de elencos competitivos, que gostam do contato físico, que alternam futebol vertical com futebol dominante, e adotando como principal estratégia jogar no erro do contendor.
Com a saída de Mastantuono, seu principal destaque na fase inicial da competição, os Millonarios perderam muito sua força e qualidade, restando-lhes agora, muito mais a estratégia do seu treinador Marcelo Gallardo e a competitividade e familiaridade com triunfos de seu elenco, já com atletas que carregam o peso dos anos a reduzir-lhes rendimento.
O Alviverde imponente, por sua vez, mercê da qualidade e compreensão do seu treinador Abel Ferreira, mesmo perdendo peças importantes -(ou por lesões ou por vendas)- em pouco tempo consegue reinventar-se, reanimar-se e encontrar nova forma de jogar com novos protagonistas que já estavam na casa, como por exemplo, Flaco Lopez, Vitor Roque, Mauricio, Emiliano Martinez e Aníbal Moreno, mas que redobram desempenho na dificuldade.
Resultado dificílimo de prever, contudo, pelas últimas atuações, tanto na Libertadores quanto nos campeonatos locais, julgo que o favoritismo pende aos palmeirenses, também pelas alternativas de elenco à disposição de seu treinador, que não são tão salientes no grande clube argentino.
Racing x Vélez

Foto: Divulgação/Racing
O clássico argentino, onde confrontam Racing e Vélez Sarsfield, não só pela rivalidade como pela qualidade das duas equipes, também apontam difícil prognóstico; Enquanto Racing fez melhor campanha na Libertadores, seu adversário tem melhor desempenho no campeonato local. Os adversários de ambos na fase anterior, o competitivo Peñarol e o Fortaleza de altos e baixos, foram suplantados com relativa facilidade pela dupla que agora digladia, o que mais reforça a dificuldade em apontar um vencedor.
Assistindo aos jogos de ambos, pelo nível de atuação que desempenharam, a tendência é afirmar que o Racing está mais preparado para seguir adiante, contando com o artilheiro Adrian Martinez, com o conhecido Zaracho e com o experiente goleiro Arias, de excelentes atuações na competição.
Estudiantes x Flamengo
Melhor e mais caro elenco das Américas, com ótimos resultados no ano, menos na Libertadores, em análise inicial, desde logo fica plasmado o favoritismo do Rubro Negro carioca, contudo, nunca demais salientar dois fatores: 1) O Flamengo ganhou apenas 1 ponto do Central Cordoba na fase de grupos, com quem disputou duas partidas, e 2) a decisão da vaga ocorrerá em partida a realizar-se em La Plata, verdadeiro caldeirão, onde a vida dos adversários do Estudiantes costuma tornar-se verdadeiro inferno.
Além disso, os cariocas sempre que enfrentaram equipes que praticavam o mesmo futebol dele mengão, tendo posse de bola, proposição ofensiva, com branda contenção na fase defensiva, suplantou com tranquilidade os rivais, porém, ao enfrentarem equipes compactas, de forte marcação, que lhes concediam a bola, que lhes destinavam o domínio, mas controlavam a partida, jogando estrategicamente para contra atacar usando os espaços concedidos pelos cariocas, tiveram muita dificuldade, às vezes até sofrendo revés, como foi o caso do referido Central Cordoba.
Concluo apontando favoritismo do CR Flamengo, porém com um asterisco muito saliente, para o risco de enfrentar equipe competitiva que não lhe dará os espaços obsequiosos de que tanto gostam os cariocas, além da especial circunstância de que o jogo final será em La Plata.
Texto de Fernando Carvalho

INSCRIÇÕES ABERTAS para a edição MAIS ESPECIAL do curso Executivo de Futebol!
A Turma 10 do curso Executivo de Futebol, está no ar e você não pode ficar de fora!
Atenção! Estamos com o segundo lote com condições imperdíveis de 15% de desconto.
📅 Início: 17 de outubro
💻 10 aulas online e ao vivo via Zoom
📍 2 Encontros presenciais (Porto Alegre e São Paulo)
🎓 Certificado de 60h
📘 Conteúdos práticos, estudos de caso, curadoria de materiais e muito networking.
Sua última chance de participar dessa experiência, com um desconto único! Não perca essa chance. Garanta sua vaga agora mesmo!