Skip to main content

Foto: Reprodução/Instagram

A Confederação Brasileira de Futebol, CBF, anunciou no último domingo (5) o desligamento de Ramon Menezes do cargo de técnico da Seleção Brasileira sub-20. O ex-meia estava na função desde março de 2022.

A entidade máxima do futebol brasileiro agora procura um técnico para assumir o cargo e não faltam boas opções. Separamos quatro treinadores que têm capacidade e currículo para ocupar essa função e cumprir o que se espera: desenvolver jogadores com projeção e montar um time competitivo para disputar competições internacionais.

Paulo Victor Gomes – 37 anos – atualmente auxiliar de André Jardine no América do México

Foto: Reprodução/Instagram

Paulo Victor é um dos jovens treinadores brasileiros de maior potencial. Ele já tem uma passagem de sucesso pelas seleções de base com três títulos. Em 2019 foi campeão do Sul-Americano sub-15 com a geração 2004. Em seguida, conquistou duas medalhas de ouro como auxiliar técnico de André Jardine: Torneio de Toulon, no mesmo ano, e os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.

O currículo de PV em clubes também é recheado: foi tricampeão no México, na comissão técnica de Jardine, e multicampeão na base do Palmeiras. As principais conquistas com a camisa Alviverde foram as seguintes: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil em 2022 e duas Copinhas, em 2022 e 2023.

Paulo Victor é um treinador jovem, vencedor, competente, que conhece bem o futebol brasileiro e o ambiente da Granja Comary. E ainda carrega uma experiência internacional de duas temporadas no profissional, na primeira divisão do Campeonato Mexicano.

Cinco jogadores com quem trabalhou:

Endrick – Real Madrid

Estêvão – Chelsea

Andrey – Chelsea

Kevin – Fulham

Savinho – Manchester City

Rafael Paiva  –  41 anos – atualmente sem clube

Foto: Reprodução/Instagram

Rafael Paiva tem passagens importantes nas categorias de base de São Paulo, Vasco e Palmeiras. No Alviverde, foram duas temporadas brilhantes na categoria sub-17 com as gerações 2005/2006/2007. Foi bicampeão dos seguintes torneios em 2022/2023: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Ainda conquistou o Campeonato Paulista em 2023. Em 2024, o técnico fez bom trabalho com a equipe profissional do Vasco da Gama e, de acordo com o ge.globo,  quebrou as seguintes marcas:

-Vencer o São Paulo por 4 a 1, ou seja, golear um time do G-12 depois de 13 anos
-Vencer o Internacional no Beira-Rio, o que não acontecia desde 2019, há cinco anos
-Vencer o Corinthians, que não acontecia desde 2010, há 14 anos
-Vencer quatro seguidas no Brasileirão depois de 12 anos
-Classificar o Vasco para a semifinal da Copa do Brasil depois de 13 anos.

Rafael Paiva é um treinador jovem e capaz de montar equipes ofensivas. Demonstrou isso no Palmeiras em 2022 e 2023, com números expressivos de gols marcados de seus times. Conhece muito bem a geração 2007 do Brasil, que formará grande parte do elenco da Seleção Brasileira sub-20 em 2027. E ainda possui uma bagagem no futebol profissional, na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Cinco jogadores com quem trabalhou:

Endrick – Real Madrid

Estêvão – Chelsea

Luís Guilherme – West Ham

Rayan – Vasco

Kauã Elias – Shakhtar Donetsk


FALTA 1 SEMANA para a edição MAIS ESPECIAL do curso Executivo de Futebol!

Atenção! Estamos no terceiro e último lote!

📅 Início: 17 de outubro
💻 10 aulas online e ao vivo via Zoom
📍 2 Encontros presenciais (Porto Alegre e São Paulo)
🎓 Certificado de 60h
📘 Conteúdos práticos, estudos de caso, curadoria de materiais e muito networking. 

Sua última chance de participar dessa experiência! Não perca essa chance. Garanta sua vaga agora mesmo!


Lucas Andrade – 36 anos – atualmente no sub-20 do Palmeiras

Foto: Reprodução/Instagram

Lucas tem uma trajetória parecida com a de Paulo Victor, porém sem a vivência do dia a dia do futebol profissional. Até aqui, tem uma carreira em clubes praticamente toda construída no Palmeiras. Em junho de 2023, assumiu os juniores do Alviverde. Até aqui, levantou os seguintes troféus: Campeonato Paulista 2023 e bicampeão do Campeonato Brasileiro em 2024 e 2025. Além disso, várias outras finais foram disputadas: foi vice-campeão do próprio Campeonato Brasileiro em 2023, da Copa do Brasil em 2024 e da Copa Libertadores sub-20.

A experiência do técnico com a Amarelinha foi toda como auxiliar, com os seguintes títulos conquistados: Sul-Americano sub-15 de 2019 com a geração 2004, Mundial de Montaigu em 2022 e Sul-Americano sub-17 em 2023 com os atletas nascidos em 2006.

Lucas Andrade conhece o ambiente da Seleção Brasileira e é um dos melhores treinadores a nível de sub-20 no país. Nos últimos três anos, disputou com regularidade os torneios mais importantes da categoria. E mostrou capacidade de se adaptar aos novos elencos que teve à disposição, com as recorrentes saídas e chegadas de atletas na Academia de Futebol.

Cinco jogadores com quem trabalhou:

Endrick – Real Madrid

Estêvão – Chelsea

Vitor Reis – Girona/Manchester City

William – Porto

Rayan – Vasco

Allan Barcellos – 33 anos – atualmente no sub-20 do São Paulo

Foto: Reprodução/Instagram

Allan Barcellos é o comandante mais jovem da lista, mas que já tem passagem por dois gigantes do futebol brasileiro, trabalhos com jovens de diversas idades, finais e títulos.

O atual técnico dos juniores do São Paulo começou a carreira no “Cristal” , como é chamado o local onde treinam as categorias da iniciação do Grêmio. Ali estão os atletas mais jovens do clube, por exemplo sub-11, sub-12 etc. Por lá, trabalhou com talentos das gerações 2006 e 2008 que aos poucos começam a despontar.

O “professor” chegou a Cotia no começo de 2022. Assim que assumiu o comando na categoria juvenil, potencializou os principais nomes que tinha em mãos naquele elenco. No entanto, bateu na trave nos seguintes torneios: vice-campeão do Campeonato Brasileiro sub-17, do Campeonato Paulista sub-17 em 2023, e da Copa do Brasil sub-17 2024. Porém, no fim da última temporada conseguiu coroar os bons trabalhos com as conquistas da Copa do Brasil sub-20 e da Copinha 2025 ao vencer dois clássicos nas duas finais. Os adversários foram Palmeiras e Corinthians, respectivamente.

Allan Barcellos é treinador jovem e um nome de absoluto destaque no cenário nacional pelo trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos. Mostrou capacidade de identificar e potencializar jogadores talentosos, e conhece muito bem as gerações 2007 e 2008 do Brasil. Essas idades formarão grande parte do elenco da Seleção Brasileira sub-20 no próximo Sul-Americano da categoria em 2027.

Cinco jogadores com quem trabalhou:

William – Porto

Henrique – CSKA

Ferreira – Shakhtar

Alysson – Grêmio

Gabriel Mec – Grêmio

Texto de José Gustavo Félix

DEZ na Gestão com Gabriel Bussinger do Vasco

Nesta quinta-feira, 09, às 18h, vamos receber na live DEZ na Gestão, o Coordenador Técnico Geral das Categorias de Base do Vasco da Gama, Gabriel Bussinger, para falar sobre Gestão das Categorias de Base, e sua relação com o Executivo de Futebol do Departamento Profissional.

Participe da live enviando perguntas!

Leave a Reply