
Mudanças táticas e queda no número de faltas podem ser os principais fatores para a redução no número de gols de falta no Campeonato Brasileiro.
Os gols de falta sempre foram sinônimos de golaços e eram muito comuns nos anos 1990 e 2000, especialmente no futebol brasileiro. Sempre que mencionamos gols de falta, nomes como Marcelinho Carioca, Juninho Pernambucano, Neto, Rogério Ceni, Petkovic, entre outros, logo vêm à mente.
No futebol europeu, jogadores como Zidane, Beckham, Pirlo, Ronaldinho Gaúcho e Seedorf encantavam os torcedores com seus gols de falta. Porém, nos últimos anos, os gols de falta diminuíram drasticamente no futebol brasileiro, tornando-se uma característica cada vez menos comum entre os jogadores do país.
Ainda podemos ver, ocasionalmente, atletas como Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar marcarem gols de falta, seja pelas seleções ou pelos clubes. Também há exemplos de jogadores como o turco Hakan Çalhanoğlu, da Inter de Milão, e o inglês James Ward-Prowse, recém-contratado pelo Nottingham Forest, cuja especialidade é a cobrança de falta, mas nada muito além disso.
No futebol brasileiro, a situação é preocupante. No dia 14 de novembro de 2024, o atacante do Barcelona Raphinha marcou o último gol de falta da seleção brasileira, no empate em 1 a 1 contra a Venezuela, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, sendo o primeiro a marcar nesta competição depois de Roberto Carlos.
Antes disso, Philippe Coutinho havia marcado em 19 de novembro de 2019, em um amistoso da Seleção Brasileira contra a Coreia do Sul. Antes dele, o último gol brasileiro em cobrança de falta havia sido em 5 de setembro de 2014, marcado por Neymar, na vitória por 1 a 0 contra a Colômbia, também em amistoso.
Segundo uma pesquisa feita pelo Globo Esporte, o Campeonato Brasileiro de 2010 contou com 44 gols de falta, enquanto em 2023 foram marcados apenas 19, mostrando uma enorme decadência. Até a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, apenas 10 gols de falta foram marcados.
Mas por que o futebol brasileiro está passando por essa seca de gols de falta? Segundo especialistas, em entrevista para o UOL Esporte, a evolução tática, a redução no número de faltas marcadas, a mudança na estatura dos goleiros, a prevenção de lesões e até o calendário apertado das competições são fatores a serem considerados.
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o número de faltas marcadas no Campeonato Brasileiro caiu 16% na comparação entre 2010 e 2021. Ainda não há dados disponíveis sobre o número de faltas marcadas na competição em 2024.
Enfim, os gols de falta continuam sendo um tabu no futebol brasileiro. Podemos citar bons cobradores como Hulk e Scarpa, do Atlético Mineiro, e Rodrigo Garro, do Corinthians, mas ainda assim, continuam sendo algo extremamente raro no nosso futebol.
Texto de Vitor Silva

FootHub promove curso de Scouting com prática na Copa São Paulo de 2025
Na busca por seguir com o processo de acompanhar de perto a evolução da área de Scout/Análise de Mercado, auxiliando diversos profissionais a evoluírem em suas carreiras e ajudar aqueles que desejam ingressar na área de análise, o FootHub lança o curso Scouting: Análise de Mercado – edição Copa São Paulo, uma oportunidade única para quem deseja começar ou aprimorar sua carreira na área que mais cresce no futebol. Voltado à prática e com foco na Copa São Paulo de Futebol Júnior, este curso une teoria e prática para preparar os alunos a desenvolverem seus portfólios e fortalecerem suas habilidades em análise de mercado.
Estrutura do Curso
O curso é dividido em três módulos teóricos e um estágio prático:
- Os Princípios de um Analista
Com Arthur Fraga, abordando desde o início da carreira em análise de mercado até habilidades-chave e montagem de bases de dados. Aqui, os alunos serão introduzidos a conceitos como Time Sombra e Hot List. - Processos de Análise
Com Luiz Alencar, que apresenta as ferramentas, rotinas e práticas diárias de um analista, além de ensinar a montagem de relatórios de análise. - Montagem de portfólio
Quer saber como montar seu portfólio na área de análise de mercado e se aproximar da sua primeira oportunidade? Nesta aula comandada por Arthur Fraga você receberá um passo a passo para sair do curso com seu material de trabalho completo! - Case Copa São Paulo
Ministrado por Matheus Rosa, este módulo desvenda as estratégias aplicadas na Copa São Paulo, ajudando os alunos a adaptarem essas práticas para outras competições e contextos. - Estágio Prático na Copa São Paulo
Durante a Copa São Paulo 2025, os alunos terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido, observando equipes e jogadores, dividindo-se entre grupos para elaborar relatórios e análises de desempenho ao longo da competição.
Se você tem o objetivo de desenvolver sua carreira na área, esta é a oportunidade certa para você! Com dicas de networking, montagem de currículo e estratégias de atuação, o curso ajuda o aluno a construir uma base sólida para conquistar espaço no mercado no setor que mais cresce no mercado do futebol.



