
Talvez poucas pessoas tenham quantificado quantos laterais uma equipe cobra durante uma partida. Eu mesmo não tenho esse dado, mas sei que não são poucas as vezes que o jogo reinicia a partir de um arremesso lateral. No entanto, nem assim, essa situação ocupa grande espaço dentro da organização de treino das equipes.
É verdade que são raros os gols gerados a partir de arremesso lateral. Mesmo no futebol profissional, onde um lateral no último terço do campo pode virar um cruzamento, os gols gerados a partir dessa situação não são muito comuns. Mas nem por isso, essa situação de jogo deveria ser menos valorizada.
Quando a bola a sai em tiro de meta ou lateral, a equipe em recuperação tem uma chance de se organizar e tentar pressionar. Nos laterais, a bola não vem do chão e quase sempre estamos sendo pressionados por uma marcação individual no setor da bola, o que coloca a posse em risco e dificulta muito a continuidade do jogo.
Um reinício de jogo com a equipe desorganizada pode gerar uma transição ofensiva ao adversário. Tomemos o gol da Albânia de contra a Itália no jogo de estreia da Euro Copa 2024. Os albaneses aproveitaram pra pressionar após um arremesso pra dentro da área italiana.
Nas categorias de base, especialmente nas menores, os atletas não tem força para buscar passes longos, então a ideia é tentar criar alternativas para tirar a bola da pressão em segurança. No Sub 11 do Referência, entendemos esse instante como um momento de saída de pressão. Por isso, exercitamos muito reposições a partir do lateral, pensando também em estar prontos para defender uma eventual transição.
Nos vídeo que segue, ilustramos duas atividades de treino para a situação de arremesso lateral. A primeira é uma posse com apoios em amplitude a partir da cobrança lateral. Esse é um exercício que usamos com frequência no aquecimento pré-jogo, pois nos ajuda a direcionar a percepção dos atletas para informações que nos ajudam a defender a posse da bola nesse momento.
O segundo é um jogo de posição que simula o jogo formal. Inicia a partir do arremesso em campo defensivo e, ali, os atletas podem tomar a decisão de cobrar rápido para aproveitar a desorganização rival ou buscar associações para “limpar” a bola (termo usado dentro da equipe).
Nesses jogos, a ideia é dar ferramentas para que os atletas sejam capazes de gerir esse momento, que acontecerá tantas vezes no jogo. Os apoios por fora são atrativos para criar a ideia de tirar a bola da zona de pressão, se servindo de apoios de frente e de paredes para encontrar companheiros mais afastados.
Essas exercitações tem nos dado bons frutos. Além de pouco perder a bola, o que temos experimentado até aqui é que a nossa equipe tem conseguido dar muita continuidade ao jogos após os arremessos laterais, gerando até ocasiões de gol em alguns momentos.
Gol a partir do arremesso lateral
Texto de Glauber Reggiani

Quer debater sobre esse tema e muito mais sobre Categoria de Base?
A Comunidade Categoria de Base do FootHub é o lugar certo para isso! Uma comunidade gratuita, onde você tem acesso a conteúdos especiais sobre o tema como ebooks, entrevistas e lives, acessos exclusivos e networking com profissionais referências no mercado.
Para participar, clique aqui!



