É fato que o futebol faz parte da nossa identidade brasileira! No entanto, nos últimos anos, houve uma diminuição no interesse da nova geração pelo esporte.
Imagem: Tecnoblog
Com isso, se faz necessário que algumas estratégias para revitalizar o desejo desses jovens pelo futebol sejam implementadas com a intenção de que esta paixão se mantenha viva pelas próximas décadas.
No cenário atual, existe um grande espaço para crescimento, valorização e para a implementação de mudanças. Por isso, é essencial desenvolver um olhar a fim de entender os comportamentos e as perspectivas desta geração.
Como vemos abaixo, é possível planejar ações que tenham um peso e um valor agregado para estes consumidores nascidos entre 1995 e 2010.
Acompanhar as tendências e mudanças de hábitos
Para atrair a nova geração, é fundamental que o futebol brasileiro acompanhe as tendências do mundo atual.
AFINAL, RESPEITO É ATENDER AS MUDANÇAS DE HÁBITOS DOS CONSUMIDORES!
O fato de serem muito ligados a tecnologia e mídias sociais influencia a forma como vão consumir o esporte, por isso é necessário que haja uma modernização neste sentido. Isso inclui a adoção de tecnologias como o uso de VAR (árbitro assistente de vídeo), replays e análises estatísticas em tempo real durante as partidas. Além disso, a presença nas redes sociais, com conteúdo interativos e de fácil acesso, é essencial para engajar os jovens.
Investimento em Infraestrutura e Formação de Base
A qualidade das estruturas esportivas e a formação de base são fatores determinantes para a evolução do futebol brasileiro. É necessário investir em campos adequados, centros de treinamento modernos e profissionais qualificados para treinar e desenvolver os jovens talentos. Além disso, é importante promover programas de inclusão social por meio do esporte, buscando talentos em comunidades menos favorecidas.
Nos últimos cinco anos, o Flamengo gastou R$ 152 milhões com as categorias de base. (Imagem: DABASE)
Valorização do Futebol Feminino
O futebol feminino tem ganhado cada vez mais espaço e reconhecimento, mas ainda enfrenta desafios para atrair a atenção da nova geração.
É fundamental promover a igualdade de oportunidades e continuar investindo na divulgação e visibilidade das competições femininas, mostrando às jovens meninas que elas também podem se tornar grandes jogadoras e ídolos no futebol.
Ao adotar uma abordagem que desafia os estereótipos atuais de gênero e ajudar a promover uma mudança de mentalidade na sociedade, o esporte consegue se aproximar muito mais dos jovens que, valorizam cada dia mais, iniciativas como estas.
MATERIAIS SOBRE JOGADORAS SÃO CADA VEZ MAIS ATRATIVOS. Imagem: Neoenergia
Interação com os Esportes Eletrônicos
Os esportes eletrônicos, como os jogos de futebol on-line, têm se tornado extremamente populares entre os jovens. É importante que as instituições esportivas brasileiras aproveitem essa tendência, promovendo competições oficiais de e-sports relacionadas ao futebol. Dessa forma, será possível atrair os jovens para o mundo do futebol real, despertando neles o interesse em acompanhar e praticar a modalidade.
Narrativas Inspiradoras e Ídolos Acessíveis
Esta geração busca e gosta de se identificar com histórias inspiradoras e ídolos que sejam acessíveis. É necessário que os jogadores e clubes sejam exemplos de conduta, promovendo valores como respeito, trabalho em equipe e superação.
Além disso, é importante contar histórias de sucesso e superação, mostrando que o futebol pode ser um caminho para uma vida melhor.
Um bom exemplo é o jogador Vinícius Jr, considerado um ídolo que transforma sua vida pessoal e profissional em uma história inspiradora, ele terá um documentário na Netflix, apoia causas sociais importantes e se mantém próximo dos seus fãs e admiradores nas redes sociais.
Além disso, recentemente, o atleta também encabeçou a ação “Racismo, não finja que não vê”, que tem o objetivo tipificar racismo e injuria racial na legislação espanhola e fazer com que, casos parecidos com os que passa na La Liga, não permaneçam impunes.
Imagem: Globo Esporte
Então, podemos perceber que, revitalizar o interesse da nova geração pelo futebol brasileiro requer adaptação às novas demandas e tendências.
Além de ser necessário trazer um olhar mais inovador e aprender a usar narrativas e técnicas que façam com que o esporte chegue da forma correta aos mais jovens.
Somente assim poderemos manter viva a paixão pelo futebol e garantir que as futuras gerações se fascinem por esse esporte tão emblemático de nosso país.
Pois, parafraseando Jack Bosmans:
“O FUTEBOL NÃO É A ALEGRIA DO POVO, O POVO É A ALEGRIA DO FUTEBOL!”
Quer saber mais sobre Inovação na Industria do Futebol? Venha aprender os conceitos com professores referências no mercado do futebol. Para saber mais, clique aqui e confira todas as informações.