Skip to main content

(Foto: John MACDOUGALL / AFP)

Na falta de jogos brasileiros ou sul-americanos, uma espichada de olhos para a espetacular final europeia da Nations League, entre a futurosa Seleção Espanhola -( desde já indicada como uma das favoritas para próxima Copa)- e a solidária e coletiva Seleção de Portugal do interminável e sempre decisivo Cristiano Ronaldo.

Um jogo sensacional, de repetidas amostragens do simples eficiente, de confirmação de teorias, de vitória nos pênaltis que poderia pender a qualquer dos contendores. A paridade entre os rivais, que alternaram prevalência durante o jogo em medida quase equivalente, com os lusitanos pouco superiores, permite a conclusão que o resultado final da Nations League foi justo.

Sou daqueles que privilegio e por isso enfatizo e destaco, as equipes de futebol coletivo, solidário, competitivo -( aliás demonstrado pelos 2 times)- por isso na análise do vencedor, a maior referência para Vitinha, volante “box to box”, área a área, movimentação intensa, seja na contenção seja na propulsão das jogadas ofensivas.

Vitinha com a taça da Nations League Foto: Getty Images

Marca , joga, e desafogo para companheiros, dando rapidez a transição, preenchendo espaços sem a bola, compactando sistema defensivo. Sem ser percebido , foi craque no jogo, tal como fora no PSG, campeão da Champions League.

Outro destaque a merecer citação, o lateral esquerdo Nuno Mendes, esse já percebido por todos, pois além fazer o gol inicial, fez o cruzamento para o grande gol de CR7, que empatou confronto. Além disso, marcou Lamine Yamal ,sem permitir mínimo espaço ao craque catalão, afora ter salvo ao final jogo , lance de gol com craque Pedri do time rival. Atuação irretocável, como as QUE vem tendo ao longo do ano, em favor do mesmo PSG.

Por fim o outro grande destaque conquista portuguesa, o Coach espanhol Roberto Martinez, aquele treinador da Bélgica na Copa do Mundo de 2018, que montou uma equipe com nomes conhecidos , vitoriosos, concedendo ao elenco um jogo, tático, competitivo, solidário, ora sendo propositivo, ora reativo, alternando a zona de pressão, modelo que o levou a conquistar seu primeiro grande título em Seleções. A muito tempo faz bons trabalhos e já está por merecer ser relacionado entre os grandes nomes do futebol.

Texto de Fernando Carvalho

Quer aprender mais sobre gestão no esporte?

O curso Gestão FC: um guia para gestão no futebol traz um verdadeiro guia de gestão no futebol. Um curso online e gravado, comandado por Fernando Carvalho, presidente campeão do mundo pelo Internacional em 2006, e atualmente professor, mentor e consultor do FootHub! 

São 6 encontros onde você pode aprender os principais temas da área de gestão esportiva, incluindo a estruturação das categorias de base, com tópicos fundamentais para evoluir sua carreira dentro do mercado do futebol.

Os conteúdos iniciam com os conceitos da lei da SAF, passando posteriormente pelos temas de planejamento estratégico, uma aula com o manual de atuação do Executivo de Futebol elaborado por Fernando Carvalho, contratação de treinador, categorias de base e o mercado de trabalho no futebol.

Leave a Reply