Skip to main content

Veja os principais erros que podem atrapalhar sua entrada no mercado de trabalho do futebol e como evitá-las desde o início.

Mercado do futebol

Com uma estrutura complexa e diversificada, o futebol movimenta uma indústria bilionária, que envolve várias vertentes: gestão, marketing, saúde, comunicação, tecnologia, entre outras áreas. Cada vez mais profissionalizado, o mercado exige preparo, estudo e estratégia de quem deseja fazer parte dele.

Ter o sonho de ingressar no mercado do futebol é o primeiro passo para quem deseja esse caminho. Mas existem alguns empecilhos que podem dificultar a busca por esse objetivo. Nesse sentido, confira os principais erros que podem dificultar a entrada no mercado de trabalho dentro do mundo do futebol.

  1. Não compreender o funcionamento por trás de um clube

Os bastidores de um clube de futebol são pouco explorados e pesquisados. O conhecimento sobre gestão, eventos, saúde, marketing, entre outras áreas, são essenciais para o funcionamento de um clube. Para quem deseja ingressar no mercado, é extremamente importante compreender como funcionam as funções dentro do time e a importância de cada um.

  1. Falta de qualificação profissional

Gostar de futebol é apenas um pequeno tópico para ingressar na área. Ter uma formação acadêmica, como na área da saúde (fisioterapia, nutrição…), comunicação (jornalismo, marketing…), entre outras, é um diferencial,  destaca seu currículo e abre caminhos para oportunidades

  1. Falta de networking

Assim como em diversas áreas de trabalho, no futebol é fundamental a construção de redes de contatos. Essas ligações podem ser desenvolvidas em cursos realizados, nas redes sociais, em grupos de aplicativos de conversação, eventos sobre assuntos de interesse e muitos mais. 

  1. Não entender sobre o mercado e sua competitividade

Além de aprender sobre a área que deseja ingressar, é importante realizar um estudo do mercado de trabalho, quais as possibilidades que existem para a profissão dentro dos clubes, qual a competitividade que existe no meio e vários outros aspectos que precisam ser analisados antes de entrar no mercado. 

  1. Sem conhecimento da área que pretende atuar 

Dentro de um clube, existem diversos departamentos que contribuem para o seu funcionamento e desenvolvimento. Escolher uma área de atuação e se especializar nela, por meio de cursos voltados para o tema e ministrados por profissionais da área, é fundamental para crescer na carreira. Essa formação proporciona conhecimento direto e atualizado, garante aproximação com o mercado e valoriza seu currículo profissional.

Mentoria FootHub

Você está entrando no mercado do futebol, deseja evoluir profissionalmente e não quer cometer esses erros citados? Transforme sua carreira no esporte com a Mentoria FootHub! Na mentoria, você desenvolverá suas habilidades, ampliará sua rede de networking e terá contato com profissionais do mercado do futebol.

“Os maiores benefícios da mentoria são: o atendimento personalizado que o FootHub oferece, entendendo a realidade de cada mentorado e auxiliando no processo de evolução, além da criação de um plano estratégico para ajudá-lo a alcançar seus objetivos no mercado do futebol com iniciativas imediatas que ajudam os mentorados a superarem desafios.’’

Diogo Bitencourt – CEO e Mentor do FootHub

Texto de Maria Heloisa Pinzetta

Leave a Reply