Skip to main content

Fernando Carvalho, bicampeão da maior competição sul-americana, faz análise de cada uma das equipes do grupo, na Série Libertadores 2025

O Grupo H da Libertadores 2025, paradoxalmente , traz 4 elencos campeões em seus países de origem, porém apresenta-se como o conjunto de menor qualidade entre todas as chaves do torneio. O Peñarol, campeão uruguaio ano passado, presentemente encontra sérias dificuldades na abertura de temporada de seu país, estando na ponta de baixo da tabela local. 

O Olímpia, copeiro de tantas participações e títulos na competição continental, primeiro colocado em seu país em 2024, hoje está distante da liderança, cerca de 10 pontos do Libertad, atual ponteiro. 

O Vélez Sarsfield, tradicional agremiação portenha, também campeão no último ano na sua terra, presentemente encontra-se em 13 lugar na chave B de seu país. Por último, o Club Deportivo San Antonio Bulo Bulo, da Bolívia, sediado na cidade de Entre Rios, fundado em 1962 que acendeu a primeira divisão boliviana em 2023 e já quando debutou na série A já sagrou-se campeão. Esse sim seria o verdadeiro Grupo da morte pela total inviabilidade de fazer presságio minimamente certeiro.

Peñarol como provável classificado na Libertadores

O campeão Peñarol, mais pela tradição, surge como principal postulante a uma das vagas na classificação do grupo. Após o título ano passado, hoje faz péssimo certame em seu país. Treinado pelo conhecido Diego Aguirre, que tem como principal jogador o meia Léo Fernandez, canhoto, ótimo cobrador de faltas, com passagem opaca pelo Fluminense. 

Como todos times formados por Aguirre, o jalde negro posta-se taticamente em 4-3-2-1 , tendo alguns jogadores conhecidos, com Sosa e Terans zagueiros, os centrocampistas Cabrera, Mayada e Silveira e os atacantes Rodrigues e Campana além de Leo Fernandez já referido. Em vista da singeleza dos adversários acaba sendo provável classificado, mais por sua tradição e pelo natural crescimento que suas atuações sempre emprestam a Libertadores.

Olímpia forte na briga

O Olímpia paraguaio, campeão de seu pais, hoje treinado pelo lendário atacante argentino Martin Palermo, ainda engatinhando na nova função de Coach, não vem tenho boas participações no campeonato local, porém conta com jogadores experientes e copeiros, ainda com algum gás para tornar a campanha do alvi negro paraguaio mais eficaz. 

Benedetto e Lucas Pratto, atacantes argentinos outrora cobiçados por mais da metade do continente, revezam-se no comando do ataque, contando ainda com os zagueiros Rojas e Lopes, os laterais Olmedo e Zaballa, os extremas Leguizamon e Bareiro.

Dispõe-se num 4-1-4-1, com variantes para 4-3-3, muito contato físico, bolas alçadas, muita ligação direta. Em casa sempre impõe dificuldades aos rivais, desta vez não será diferente, disputará palmo a palmo a classificação com os 2 principais adversários, Peñarol e Vélez.

Vélez vai buscar sua vaga

O Vélez Sarsfield, de má colocação no campeonato hoje em disputa em seu país, e treinado por Barros Schelotto, argentino, destacado ex-atleta do Boca Juniors de quem também foi treinador, traz como figura o ex- colorado Braian Romero que por aqui não luziu.

Normalmente posta-se em duas linhas de quatro com dois atacantes móveis. Seus principais nomes são o goleiro Marchiori, lateral Gordan e zagueiro Fernandez, além dos volantes centrais Roldan e Bouzat, com Carrizo compondo a dupla de ataque com o referido Romero. Normalmente competitivos, de local ou de visitante, o Vélez buscará com certeza um lugar na chave para ir adiante.

Bulo Bulo como fator de desequilíbrio

O novato da competição e no grupo é o recém admitido na série A da Bolívia o San Antonio Bulo Bulo, que disputa seus jogos em Cochabamba, com cerca de 2.600 metros de altitude, a não causar danos a seus adversários. Treinado por Julio César Baldiviesso, boliviano que sucedeu ao brasileiro Thiago Leitão que muito sucesso teve na sua passagem pelo Bulo Bulo.

Tem-se poucas informações sobre o San Antonio com seu atual treinador, merecendo referência que sob mando do brasileiro Thiago, postava-se em um 4-3-2-1, com os zagueiros Justiniano e Olguin , os volantes Castellon e Huayhuata, e os meias Trindade Neto Mendoza e Daniel. Verdadeira incógnita.

Provavelmente será o fator de desequilíbrio para os 3 outros contendores em busca de definição na tábua classificatória. Aquela equipe que impuser maior dano ao Bulo Bulo poderá ter vantagem decisiva no final. Aguardemos.

Texto de Fernando Carvalho

Leia: Libertadores 2025 – Quem vai se classificar no Grupo A?

Leia: Libertadores 2025 – Quem vai se classificar no Grupo B?

Leia: Libertadores 2025 – Quem vai se classificar no Grupo C?

Leia: Libertadores 2025 – Quem vai se classificar no Grupo D?

Leia: Libertadores 2025 – Quem vai se classificar no Grupo E?

Leia: Libertadores 2025 – Quem vai se classificar no Grupo F?

Leia: Libertadores 2025 – Quem vai se classificar no Grupo G?

O FootHub apresenta o melhor curso de gestão no futebol, com profissionais que atuam no dia a dia desta indústria.

Transforme sua carreira agora mesmo!

Leave a Reply