Skip to main content

Fernando Carvalho, bicampeão da maior competição sul-americana, faz análise de cada uma das equipes do grupo, na Série Libertadores 2025

O Grupo E da Libertadores, embora desde logo despontem Fortaleza e Racing, recente campeão da Sul-Americana e da Recopa Sul-Americana, quando enfrentou respectivamente Cruzeiro e Botafogo, na verdade traz certa dificuldade de prognóstico quanto aos classificados, pois o Colo Colo, campeão chileno e o Atlético de Bucaramanga, campeão do apertura colombiano, esse mais do que aquele, fazendo um comentário raiz, tem farinha no saco para sobressair na tabela de classificação do grupo.

Fortaleza vai longe na Libertadores

O Fortaleza, comandado pelo argentino Juan Pablo Voyvoda, junto com Abel Ferreira, o treinador mais longevo no Brasil em clubes de séries A e B, de incrível crescimento na última década, quando transformou-se em SAF com ações inteiramente detidas pela Associação, e assim tendo superávit ano após ano, com elenco repleto de bons jogadores, com alternativas experientes para cada setor da engrenagem.

Zagueiros como Titi, Kuscevic, Brites e David Luiz, todos com qualidade e rodagem, disputam 2 posições, Felipe Jonathan e Bruno Pacheco duelam em nível equivalente pela lateral esquerda que também tem Diogo Barbosa. Meio campo repleto de alternativas, como Zé Welison, Lucas Sasha, Pedro Augusto, Pol Fernandes,Pochettino e Calebe, reservando para a parte ofensiva muitas alternativas viáveis como Marinho, Pikachu, Moisés, Breno Lopes com 2 centroavantes de carteirinha, Lucero e Kayser. 

Com muitas opções táticas que perpassam do 3-4-3 ao 4-2-3-1 e normalmente culminam com duas linhas de quatro com 2 atacantes, a agora corporação do Leão do Pici, tem todas as chances não só de superar a fase de grupos, como também ir longe da competição, até pela familiaridade que vem tendo com as vicissitudes de torneios continentais pelas repetidas participações.

Racing como favorito a classificar

O Racing Club da Argentina, surge como a segunda força do grupo, mercê de recente sucesso local e continental pela obtenção dos títulos da Copa Sul-Americana e da Recopa Sul Americana, a que venceu com muita competitividade e brilho.

Treinado pelo experiente e rodado Gustavo Costas, argentino, apresenta como seu melhor jogador para esse ano Zaracho, nosso conhecido, de recente passagem no Atlético Mineiro. Normalmente posta-se com 3 defensores, 4 médios, um enganche e dois atacantes de movimentação, rápidos e contundentes.

Defesa compacta, meio campo recheado e ataque veloz, significa a síntese do alviazul de Avellaneda. Experiente goleiro Gabriel Arias, zagueiro Santiago Sosa, atacantes Martines e Salas mais o enganche Visto, são destaques. Mais um favorito para a classificação.

Colo Colo pode sonhar

O Colo Colo, campeão chileno de 2024, treinado por Jorge Almirón, argentino, Vice Campeão da Libertadores pelo Boca Juniors na decisão contra o Fluminense, normalmente posta-se em duas linhas de quatro com meias atuando lateralizados na fase defensiva, internando-se na fase ofensiva, permitindo apoio dos laterais, o conhecido Isla em especial.

Na frente dois atacantes, um de movimento e outro mais fixo. Os meias Claudio Aquino egresso do Racing dos recentes títulos e Lucas Cepeda são os destaques do time que também conta com o volante Pavez e o atacante Corrêa como evidências. Treinador experiente, embora sem muitas variações táticas, elenco competitivo na parte física, permite ao Colo Colo sonhar com uma vaga, o que sem dúvida trata-se de inglória tarefa.

Atlético de Bucaramanga vai incomodar

Por fim, o Atlético de Bucaramanga, treinado pelo paraguaio Gustavo Florentin, último vencedor do Torneio Apertura na Colômbia, clube que poderá ser a surpresa da chave por apresentar um grupo de jogadores muito fortes fisicamente, adeptos do contato físico, da força, do choque, aliado a velocidade de seus atacantes. 

Recentemente agregou a seu elenco o outrora grande zagueiro Cristian Zapatta de rutilante passagem no Milan, cuja veteranice já lhe diminuiu a qualidade anterior. Normalmente, apresenta-se em 4-3-2-1, com forte postura defensiva, como soé conhecer com a escola paraguaia -(origem de seu mister)-. Tem como destaque o lateral Hinestroza, o zagueiro Mena (não aquele famoso de Palmeiras e Barcelona), os meias Sambueza e Chaves e o atacante Ponce. Vai incomodar, principalmente em casa.

Texto de Fernando Carvalho

Leia: Libertadores 2025 – Quem vai se classificar no Grupo A?

Leia: Libertadores 2025 – Quem vai se classificar no Grupo B?

Leia: Libertadores 2025 – Quem vai se classificar no Grupo C?

Leia: Libertadores 2025 – Quem vai se classificar no Grupo D?

O FootHub apresenta o melhor curso de gestão no futebol, com profissionais que atuam no dia a dia desta indústria.

Transforme sua carreira agora mesmo!

Leave a Reply