Skip to main content

Fernando Carvalho, bicampeão da maior competição sul-americana, faz análise de cada uma das equipes do grupo, na Série Libertadores 2025

O  Grupo D da Libertadores esse ano nos traz o São Paulo Futebol Clube, de início incerto no ano fluente, mas que conta com bom elenco e deve ser um dos qualificados para seguir em frente. O sempre competitivo Libertad paraguaio que retornou ao protagonismo em seu país, além de Talleres e Alianza Lima do Peru, os argentinos na condição de maior pontuador na soma dos pontos,  nos campeonatos de seu país e os peruanos como quarto colocados no certame local.

São Paulo como favorito para avançar as oitavas da Libertadores

O Tricolor Paulista, treinado pelo portenho Luis Zubeldía, com ótimo elenco onde desde logo despontam os meias Lucas Moura e Oscar, um centroavante de carteirinha, Jonathan Calleri, os zagueiros Arboleda, Alan Franco e Ferraresi, os volantes Pablo e Luiz Gustavo com seu cartel europeu, além do bom Goalkeeper Rafael. 

Bons nomes que carecem de mais competitividade e crescimento coletivo para almejar pontos culminantes nessa competição. Zubeldia tem bons elementos para melhorar o rendimento de seu coletivo, pela qualidade, competitividade e experiência de seu grupo, carecendo a meu juízo, de uma melhor definição de estratégias e forma de jogar. 

Às vezes não dá para colocar ao mesmo tempo no mesmo time, atletas com pouca taxa de transpiração. Com o conjunto que detém, o Mister argentino poderá gerar mais produção da que até aqui vem obtendo. O São Paulo deve passar com facilidade sua chave, porém para ir além da participação protocolar, Zubeldía deve encontrar a forma mais adequada de montar seu 11, tendo em vista a característica e condição física de seus jogadores.

Libertad vai brigar pela segunda vaga

O Libertad do Paraguai, que tanto estrago já fez em antigas Libertadores, quando suplantou clubes de grande renome, andou meio distante das maiores luzes do continente, porém agora retorna.  Tem como treinador Sérgio Aquino (aquele do chute na trave, bola nas costas de Clemer e linha de fundo, ótimo presságio para os colorados), tendo obtido o título do Torneio Apertura em seu país.

Repleto de jogadores conhecidos, porém veteranos como Martin Silva, ex -goleiro do Vasco da Gama, o excelente Cáceres por algum tempo protagonista na Juventus da Itália, Roque Santa Cruz lendário atleta com trajetória importante na Europa, Taquara Cardozo, longilíneo número 9 que se destacou muito no Benfica. 

Como curiosidade, faz parte do elenco o jovem zagueiro Lucas Guinazu, filho do nosso conhecido Cholo, que tantas boas lembranças trás ao colorados. Time competitivo, de contato físico, que prioriza a fase defensiva em sua estratégia, quase sempre é desenhada em duas linhas de quatro com variações para 4-3-2-1 quando joga em casa. Disputa a vaga remanescente.

Talleres também na briga da classificação

O Talleres de Córdoba, treinado pelo uruguaio Alexander Medina (aquele nosso conhecido) que lá sempre faz bons trabalhos, ascendeu à Libertadores por ter obtido a maior pontuação da soma das competições argentinas de 2024.

Time competitivo, normalmente exposto em um 4-2-3-1, estratégia sempre preferida de seu coach, tem com destaque o centro campista Ruben Botta de 35 anos, que nem tem atuado nos últimos jogos, além de Valentin Depietri que atuou sem luzes no Fortaleza dois anos atrás e o atacante Nahuel Bustos de passagem no próprio São Paulo, também sem maior brilho.

Como todo time argentino é muito competitivo, fazendo muita fumaça nos jogos em casa, onde conquistará pontos. Brigara pela segunda vaga.

Alianza Lima pode entrar na briga

Finalmente, o Alianza Lima do Peru, treinado pelo argentino Nestor Gorosito, que traz como grande referencial para essa competição, o fato de ter despachado o Boca Juniors na fase pré-Libertadores, quando qualificou-se nos pênaltis.

Normalmente funciona no 4-4-1-1, tendo em Zambrano , grande zagueiro, Trauco, lateral esquerdo que atuou no Brasil, Hernán Barcos, ainda com viúvas em Porto Alegre, e Paolo Guerrero, de muitos gols infrutíferos nesta plaga gaúcha. Não irá longe na competição, mas poderá obter a vaga secundária na chave que disputa com Talleres e Libertad.

Texto de Fernando Carvalho

Leia: Libertadores 2025 – Quem vai se classificar no Grupo A?

Leia: Libertadores 2025 – Quem vai se classificar no Grupo B?

Leia: Libertadores 2025 – Quem vai se classificar no Grupo C?

O FootHub apresenta o melhor curso de gestão no futebol, com profissionais que atuam no dia a dia desta indústria.

Transforme sua carreira agora mesmo!

Leave a Reply