Fernando Carvalho, bicampeão da maior competição sul-americana, faz análise de cada uma das equipes do grupo, na Série Libertadores

O Grupo C da Libertadores 2025 parece ser o de definição mais tranquila, contando com CR Flamengo – talvez o elenco mais homogêneo, versátil e de qualidade do certame -, com certeza um dos habilitados a seguir para a fase subsequente. A partir daí uma tríade de clubes onde qualquer deles pode avançar, LDU equatoriana, perseguindo sua pretérita condição de campeã sul-americana, Deportivo Táchira, campeão venezuelano, que poderá ser a surpresa na competição e o vencedor da Copa Argentina, Central Cordoba.

Flamengo como favorito na Libertadores
O Rubro Negro da Gávea, desponta nesse inicio de temporada como o clube mais qualificado a obter sucesso em todos campeonatos que disputar, a iniciar pelo seu estadual, vencido sem susto. A partir do ingresso de Filipe Luís como treinador, grata surpresa pela juventude e alegada inexperiência com atletas já rodados e de muita qualidade, retomou um estilo de futebol vistoso, opressor, competitivo, contundente, ao mesmo tempo robusto na fase defensiva e muito agressivo na fase ofensiva.
Manteve as principais peças de seu elenco, chegando a ter 3 alternativas de primeiro nível em determinadas posições (lateral esquerda tem Alex Sandro, Airton Lucas e Matias Vina).
A ausência de Pedro, número 9 matador, permite a adaptação com sucesso de Bruno Henrique no setor, que ainda tem o recém contratado Juninho na espera. A volância central, tem o chileno Pulgar com Allan de sobre aviso, e ainda De la Cruz, Everton Araujo, egresso da base, e Gerson, que também é usado como meia. O centro do campo, conta ainda com o consagrado Arrascaeta.
Na frente, além dos citados, somam-se Michael, Cebolinha, Luiz Araújo, Matheus Gonçalves e Gonzalo Plata, que ao ser chamado sempre respondeu da melhor forma. Conclusão lógica, o Flamengo deve classificar, e com certeza, se nada de extraordinário ocorrer, deve ter caminho longo na disputa.
Os destaques da LDU
A Liga – como chamada em seu país – após celebrar o título do Equador, treinada pelo argentino Pablo Sanchez, pretende voltar ao protagonismo no continente onde já reinou, firmando suas intenções em ter pilares, Dominguez, lendário arqueiro, no ótimo defensor Ricardo Ade, e no goleador Alex Arce, com a incrível marca de 35 gols em 44 jogos, que despertou interesse dos brasileiros, Corinthians e Atlético Mineiro.
O mister Sanchez costuma acionar seu grupo no sistema 4-3-3, com muita velocidade pelos lados, com Ramirez e Pastran, contando com o apoio dos laterais De La Cruz e Quinhonez, e com muita intensidade dos meio campistas Cornejo e Alvarado. Vai brigar pela segunda vaga da chave.
Deportivo Táchira – A surpresa
A seu turno, o Deportivo Táchira, treinado pelo inovador Edgar Perez Greco, venezuelano, ex atacante da casa, que começou auxiliar técnico em 2021, e logo em 22 tornou-se o Mister principal, campeão local em 2024, dotou sua equipe de muita competitividade, com atletas não muito conhecidos, onde tem por princípio a posse de bola e o futebol dominante, difícil de preservar em competição onde quase sempre enfrentará adversários superiores.
Como dito, conta com atletas não muito conhecidos onde são destaques o meia atacante Maurice Cova (com 10 gols e 7 assistências em 24), o zagueiro Carlos Vivas e ainda os atacantes Lucas Cano e José Balsa.Terá dificuldades de seguir em frente, pela inexperiência e pelo modelo de jogo – se for preservado- onde enfrentará adversários de maior qualidade.
Central Córdoba – Vai brigar
Por último, menção ao Campeão da Copa Argentina de 2024, Central Córdoba, clube que vem consolidando boas atuações locais nas últimas temporadas, treinado por Omar Felipe, argentino, que conta com dois destaques principais, o centro campista Léo Heredia de 29 anos e o jovem atacante Luiz Miguel Angulo. Equipe muito competitiva, variando de um 3-4-3 para 4-4-2, de contato físico, futebol vertical, com transição quase direta. Disputará com LDU a segunda vaga, pois em casa seu aguerrimento e o ambiente criado pelo torcedor, lhe trarão alguns pontos.
Texto de Fernando Carvalho
Leia: Libertadores 2025 – Quem vai se classificar no Grupo A?
Leia: Libertadores 2025 – Quem vai se classificar no Grupo B?

O FootHub apresenta o melhor curso de gestão no futebol, com profissionais que atuam no dia a dia desta indústria.
Transforme sua carreira agora mesmo!



