
Foto: Borba Fotos
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, uma das principais competições de base do futebol brasileiro, está na sua 56ª edição. Além de fortalecer as categorias de base em seu aspecto amplo, a competição ajuda a elevar o nível de formação, promovendo a integração nacional, e dando visibilidade para clubes menores, além de estimular a profissionalização dos processos de gestão.
A Copinha é fundamental para a formação contínua de atletas e comissões, pois proporciona visibilidade em um ambiente de alto nível de competitividade e de contato com a “pressão” do futebol profissional. Para os atletas, é uma oportunidade de desenvolvimento físico, técnico, tático e mental. Para as comissões, representa uma oportunidade de testar métodos, revelar talentos e consolidar suas metodologias.
Atualmente as transmissões dos jogos por streaming tem ampliado significativamente a visibilidade dos atletas ao expô-los a um público nacional e internacional, incluindo clubes, empresários e scouts. Esse alcance permite que o desempenho individual e coletivo seja analisado em tempo real, valorizando talentos e acelerando oportunidades de novos contratos e transferências.
Com acesso a jogos completos, melhores momentos e replays, é possível analisar critérios técnicos, táticos, físicos e comportamentais com mais profundidade e precisão. Ter a possibilidade de pausar, rever lances e comparar desempenhos ao longo da competição torna a avaliação mais criteriosa, ampliando o mapeamento de talentos e agilizando processos de recrutamento no futebol.
Oportunidade para os atletas de futebol
Para o atleta, esse benefício representa maior oportunidade e igualdade de exposição, seu desempenho pode ser observado por diversos clubes e profissionais ao mesmo tempo, independentemente do local da competição. Isso reduz a dependência de contatos diretos ou presença física de scouts, analistas de mercado e empresários.
Oportunidade para os clubes
Para o clube, a ampla transmissão dos jogos gera valorização institucional e esportiva. A visibilidade constante fortalece a marca, atrai parceiros, patrocinadores e investidores, além de ampliar o reconhecimento do trabalho realizado na base.
No aspecto esportivo, facilita a promoção e a valorização de seus atletas, potencializando negociações futuras e retorno financeiro. Também permite que o clube apresente sua metodologia, organização e identidade consolidando a sua credibilidade no cenário do futebol.
Texto de Rodrigo Rangel

O curso Scouting – Análise de Mercado no Futebol do FootHub é uma formação especializada voltada para quem deseja atuar em um dos departamentos de maior destaque no futebol moderno. O curso proporciona dinâmicas práticas, reúne profissionais renomados do mercado e possui acesso a conteúdos exclusivos para quem busca se tornar referência em Análise de Mercado.
- Início: 9 de março
- 4 aulas pelo Zoom
- Aulas online e ao vivo



