Skip to main content

Foto: Paula Reis/Flamengo

A Área Técnica é uma das profissões mais procuradas quando o assunto é trabalhar na indústria do futebol, seja como treinador, auxiliar ou coordenador técnico. Este profissional desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades individuais e coletivas dos jogadores, além de ser um mentor e líder que inspira e motiva sua equipe.

A função do treinador exige uma combinação de conhecimento do jogo, habilidades de comunicação e capacidade de gestão, já que é responsável por criar um ambiente propício ao crescimento e à coesão do grupo. Neste texto, exploraremos mais sobre aspectos que o treinador precisa sempre estar atento para evoluir o seu trabalho, além dos passos necessários para quem deseja se tornar um treinador no futebol brasileiro.

Tática no futebol

A importância do treinador estar constantemente estudando para evoluir seu trabalho no futebol é fundamental para o sucesso e a adaptação de uma equipe em um ambiente competitivo e em constante mudança. Conhecer e entender mais as táticas de outros treinadores ajuda a montar um esquema mais sólido, além de ir obtendo experiências para futuros desafios na carreira.

Gestão de pessoas

O sucesso de uma equipe não depende apenas das estratégias táticas e habilidades técnicas, mas também da capacidade do treinador de liderar e motivar seus jogadores. Um bom gestor de pessoas é capaz de criar um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, em que os atletas confiem no processo e esquema de jogo. Além disso, é importante para gerar conflitos dentro do vestiário.

Conhecimento de tecnologias e softwares

Cada vez mais, os treinadores possuem tecnologias que se tornam verdadeiras aliadas, oferecendo informações de saúde e desempenho de seus atletas, além de análises táticas de seus adversários. Confira algumas:

Catapult

Catapult é uma empresa com foco na performance dos atletas. Através do monitoramento por GPS, é possível coletar dados dos atletas em treinos e jogos. Através do GPS, o treinador consegue obter dados de quanto o atleta correu durante a partida ou treino, e como ele está fisicamente para o próximo compromisso.

SportsBase

A SportsBase oferece inúmeros jogos armazenados dentro da sua plataforma, onde o treinador consegue tanto olhar novamente as partidas do seu time para corrigir os erros, quanto analisar o seu adversário e mostrar para os atletas.

HUDL

A HUDL também oferece um banco de dados com um alto número de partidas a serem analisadas, trazendo também como foco ações de cada jogador, para que o treinador consiga mostrar aos seus jogadores os movimentos característicos dos atletas adversários.

O passo-a-passo para se tornar treinador de futebol

As licenças da CBF, ATFA, UEFA, AFC têm importância vital para a carreira dos treinadores de Futebol, pois elas fazem uma espécie de escalonamento na formação de técnicos e dão a eles, de acordo com o seu grau, a possibilidade de exercer uma determinada função em um clube.

Estas licenças foram criadas com o intuito de fornecer formação para futuros treinadores e, ao mesmo tempo, criar para qualificar um indivíduo como profissional do futebol.

Então, o passo a passo segue da seguinte maneira:

Certificação: Após completar os cursos, é necessário obter a certificação correspondente;

Experiência Prática: Através de estágios ou oportunidades em clubes;

Acompanhamento de Normas: para manter a licença ativa;

Desenvolvimento Contínuo: através de cursos na área do futebol;

Networking;

Licenças da CBF

Licença C: A Licença C é o ponto de partida para aspirantes a treinadores, voltada para quem trabalha com futebol em escolinhas. Nesta etapa, os conhecimentos vão desde os primeiros socorros até o básico da legislação vigente no esporte e como funciona um treinamento para crianças e adolescentes.

Licença B: Já a Licença B é o próximo degrau. É destinada a treinadores que trabalham em categorias de base de clubes. O profissional que optar por cursar a Licença B tem que possuir o diploma do curso anterior ou ter pelo menos 7 temporadas completas como atleta ou 5 anos como treinador de equipes de categorias de base. Neste nível você entenderá de como funciona a alimentação de um jovem talento brasileiro, o que é necessário aprender sobre a parte fisiológica e sobre a cultura do futebol brasileiro.

Licença A: A Licença A é voltada para treinadores em etapa mais avançada de suas carreiras. Para garantir a licença A, o profissional precisará ter completado o nível anterior ou ter pelo menos cinco temporadas completas em algum clube profissional que dispute as principais divisões de competições organizadas pela CBF como a Copa do Nordeste, Brasileirão e Copa Verde. O curso tem duração de 270 horas divididos em 2 módulos que incluem atividades online, presenciais e trazem um panorâma do que o técnico de futebol precisa saber para o seu dia a dia.

Licença PRO: a Licença PRO é a mais prestigiosa e se destina a treinadores que atuam em séries A e B, ou que vêm do exterior ou trabalham em clubes das principais divisões. A entrada neste curso é somente por convite.

Texto de Willian Sanmartin

curso Executivo de Futebol

Quer entender mais sobre Gestão de pessoas, relação com o treinador e mais sobre Gestão no futebol? Então garanta sua vaga no curso Executivo de Futebol do FootHub!

Com o curso Executivo de Futebol do FootHub, você terá acesso ao verdadeiro manual de atuação do gestor, tendo uma visão ampla de todos os departamentos que envolvem os clubes de futebol, incluindo os processos do dia a dia deste profissional, e a relação com os outros departamentos do clube!

Nosso time de professores conta com:

Fernando Carvalho: Consultor de gestão do futebol.

Caio Derosso: Gestor desportivo.

Antônio Garcia: Executivo das categorias de base do Fluminense

Marcel Belfiore: Advogado desportivo

Diego Mello: Vice-Diretor das Categorias de Base da SAF Botafogo

Rui Costa: Executivo de Futebol do São Paulo

Daniel Pitta Marques: Especialista em negociações

Raphael Vianna: CFO do Vasco da Gama SAF

Pedro Costa: Gerente de futebol

Farnei Coelho: Executivo de Futebol do Ypiranga

Márcio Moran: especialista em administração

Thiago Larghi: Técnico do Sport Recife sub-20

Giovani Dalla Valle: Gerente de mercado do Avaí

Alexandre Mattos: CEO do Cruzeiro SAF

Para mais informações, clique aqui!

Leave a Reply