Skip to main content

Reprodução: @ Libertadores / x

Finalmente, chegamos no momento de apresentar nosso prognóstico para a grande Final da Copa Conmebol Libertadores da América de 2025, a realizar-se em Lima, Peru, no dia 29 de novembro próximo, envolvendo Flamengo e Palmeiras, clubes que vêm se digladiando ao longo dos últimos anos, como as principais entidades de prática de futebol da América do Sul, e, portanto, tornando o presságio dificílimo.

Antes de apresentar opinião sobre quem conquistará a Glória Eterna e arrebatará o desejado troféu da Libertadores, é importante trazer algumas curiosidades a respeito dos contendores que poderão, já em análise superficial, demonstrar que não é por acaso que esse embate vem ocorrendo nos confrontos nacionais e internacionais.

Na atual Libertadores, o Alviverde Imponente ostenta 86% de aproveitamento, sendo a melhor campanha da competição, tendo 10 vitórias, 1 empate -(Universitário, em casa)- e 1 derrota -(LDU, fora)-, que redundou em uma das maiores viradas dele, Palmeiras, e da própria Libertadores, em toda a história, quando, após ter sofrido derrota por 3 a 0 na ida, na volta, em casa, devolveu 4 a 0 ao adversário.

O Rubro-Negro da Gávea, de seu lado, obteve, na competição, 66% de aproveitamento, sendo 7 vitórias, 3 empates -(LDU fora, Central Córdoba fora e Racing fora)- e 2 derrotas -(Central Córdoba em casa e Estudiantes de La Plata fora de casa)-, em cujos jogos sofreu muito, pois enfrentou adversários de muito contato físico, ferrenha marcação, que retirou dele, Mengo, o que mais gosta, ou seja, o espaço para desenvolver seu futebol dominante, agressivo e envolvente.

Não será a primeira vez que esse confronto brasileiro será epílogo na Libertadores, vez que, em 2021, houve idêntica decisão realizada no lendário Estádio Centenário, em Montevidéu, onde prevaleceu a estratégia do treinador Abel Ferreira, sobrepujando os craques flamenguistas então comandados por Renato Gaúcho. Para valorizar a continuidade de ambos os trabalhos, trazemos aqui as escalações daquele embate, a demonstrar que ambas as equipes mantiveram até hoje vários jogadores daquela época, como se vê a seguir:

Palmeiras:

  • Weverton (Palmeiras)
  • Mayke (Santos)
  • Gustavo Gómez (Palmeiras)
  • Luan (Toluca)
  • Piquerez (Palmeiras)
  • Danilo (Botafogo)
  • Zé Rafael (Santos)
  • Gustavo Scarpa (Atlético-MG)
  • Raphael Veiga (Palmeiras)
  • Dudu (Atlético-MG)
  • Rony (Atlético-MG)
  • Wesley (Al Rayan)
  • Felipe Melo (Aposentado)
  • Gabriel Menino (Atlético-MG)
  • Deyverson (Fortaleza)
  • Danilo Barbosa (Al Uhla)
  • Patrick de Paula (Estoril Praia)

Flamengo

  • Diego Alves (aposentado)
  • Isla (hoje no Colo-Colo)
  • Rodrigo Caio (auxiliar-técnico)
  • David Luiz (Pafos)
  • Filipe Luís (Técnico do Flamengo)
  • Willian Arão (Santos)
  • Andreas Pereira (Palmeiras)
  • Everton Ribeiro (Bahia)
  • Arrascaeta (Flamengo)
  • Bruno Henrique ((Flamengo)
  • Gabigol (Cruzeiro)
  • Renê (Fluminense)
  • Matheuzinho (Corinthians)
  • Vitinho (Corinthians)
  • Pedro (Flamengo)
  • Michael (Flamengo)
  • Kenedy (Pachuca)

Para chegar à decisão do próximo dia 29, ambos os clubes alteraram a fotografia da escalação inicial e mais vezes repetida no início da competição, não só pela saída de diversos atletas como também pelo ingresso de novos players nos respectivos elencos, dando margem a vultuosas arrecadações, ao mesmo tempo em que apontaram imenso montante de dispêndio, para agregar novos craques aos elencos.

As vendas do Palmeiras:

Estevão — 45 milhões de euros
Richard Rios — 27 milhões de euros
Vanderlan — 6 milhões de euros

*Arrecadação: 78 milhões de euros

As vendas do Flamengo:

Gerson — 25 milhões de euros
Wesley — 25 milhões de euros
Carlos Alcaraz — 15 milhões de euros
Matheus Gonçalves — 9 milhões de euros
Fabricio Bruno — 7 milhões de euros

*Arrecadação: 81 milhões de euros

Em contrapartida, para agregar novos atletas aos dois elencos, vejam os números:

Palmeiras

Ramon Sosa — 12 milhões de euros
Carlos Miguel — 5,5 milhões de euros
Andreas Pereira — 10 milhões de euros
Khellven — 6 milhões de euros
Jefté — 6 milhões de euros
Bruno Fuchs — empréstimo
Vitor Roque — 25 milhões de euros
Paulinho — 18 milhões de euros
Lucas Evangelista — 4 milhões de euros
Facundo Torres — 11,5 milhões de euros
Emiliano Martínez — 7 milhões de euros
Micael — 4,3 milhões de euros

Total: 110 milhões de euros

Foto: Reprodução X @palmeiras

Flamengo

Samuel Lino — 22 milhões de euros
Jorge Carrascal — 12 milhões de euros
Emerson Royal — 9 milhões de euros
Jorginho — custo zero
Saul Niguez — custo zero

Total: 43 milhões de euros

Como se vê, por esses números, é muito difícil concorrer com esses dois clubes brasileiros, cujos orçamentos ultrapassam 1 bilhão e 200 milhões de reais anuais, com gestões planejadas, sistematizadas, trabalhando rigorosamente dentro de orçamentos que são suportados por recursos da própria gestão.

Uma marcante curiosidade da decisão entre Mengo e Porco, é o fato do atleta Andreas Pereira ter atuado em 2021 pelo Flamengo, e agora é um dos protagonistas do Alviverde na busca pela Glória Eterna.

Trazidas essas informações para contextualizar o tamanho dos disputantes, chegamos ao momento de apresentar nosso prognóstico para o desfecho da competição, cuja decisão será no dia 29 próximo.

Flamengo e seu futebol dominante

Como dito antes, o Clube de Regatas Flamengo, com o treinador Filipe Luís, com menos de 2 anos de atividade na profissão, têm pontificado suas atuações por um futebol dominante, onde busca a posse de bola incessantemente, com marcação vigorosa na saída de bola adversária, utilizando a qualidade técnica da maioria dos seus atletas para desenvolver esse modelo virtuoso de jogar.

Na competição, quando enfrentou equipes de forte marcação, que empregavam força física e muitos duelos individuais, teve dificuldade, inclusive sofrendo revés em casa para equipe muito inferior tecnicamente, mas grande portadora de grande carga competitiva -(Central Córdoba)-. Hoje o Mengo passa por um ótimo momento no certame nacional.

Palmeiras e seu futebol resultadista

De seu lado, a Sociedade Esportiva Palmeiras, treinada pelo experiente e vitorioso português Abel Ferreira, treinador resultadista, que adequa sua estratégia aos atletas que tem à sua disposição e ao adversário que enfrenta, ora pressionando a saída de bola do adversário, ora marcando meia pressão ou mesmo posicionando-se de forma reativa para contra-atacar de forma vertical. Tem elenco acostumado a decisões, cujos jogadores convivem bem com a adversidade e com os obstáculos impostos pelo rival. Hoje o Alviverde passa por um mau momento no certame nacional.

Pois bem! 

Quem será o Campeão da Libertadores 2025?

Enquanto o Flamengo prefere a bola para desenvolver seu vistoso futebol, o Palmeiras prefere marcar ferrenhamente para buscar o espaço que fica disponível pelo contendor que privilegia a posse da mesma bola. Desenha-se embate entre escolas diferentes, a qualidade técnica contra a competição, o contato físico, o futebol vertical. Feitas estas distinções comparativas, nós do FootHub nos animamos a antever supremacia final do Palmeiras nesse confronto emblemático e espetacular que ocorrerá em Lima, inobstante o momento de cada clube.

Os paulistas jogam futebol competitivo, vigoroso, de contato físico, com retomadas rápidas para contra-atacar no erro do rival e nos espaços que a posse de bola desse oferece ao longo do jogo. Portanto, a despeito da qualidade técnica dos atletas do Flamengo, também acostumados a vencer, e a despeito dos modernos conceitos que o moderno Filipe Luís defende, ainda assim entendemos que o Palmeiras é favorito pela estratégia de seu treinador, Abel Ferreira, que retira do seu grupo de atletas o máximo rendimento, sempre com uma carta na manga, permanentemente com substituições efetuadas com visão do que ocorre na partida, que acabam definindo a contenda.

Essa é a nossa opinião que poderá gerar polêmica, pois apregoa a supremacia de uma estratégia nem sempre apreciada pelo torcedor e pelos analistas, que preferem equipes vistosas, com virtudes técnicas, com futebol agressivo (como joga o Flamengo), em detrimento das características acima elencadas.

Texto de Fernando Carvalho

O FootHub Experience – Gestão no Futebol acontece nos dias 05 e 06 de dezembro, em São Paulo, com uma imersão exclusiva de dois dias. O evento reúne executivos, dirigentes, empresários e profissionais do futebol, oferecendo vivência prática, dinâmicas de negociação e networking de alto nível, indo muito além da sala de aula.

Presenças confirmadas de:

– Fernando Carvalho – Consultor de Gestão no futebol do FootHub

Rui Costa – Executivo de Futebol do São Paulo

– André Cury – Empresário de atletas

– André Ribeiro – Advogado desportivo de atletas e agentes

O FootHub Experience é o ponto de partida para quem deseja ir além e assumir o protagonismo fora das quatro linhas. Garanta sua vaga!

Leave a Reply