Todos os 20 times do Campeonato Brasileiro possuem executivos de futebol designados para o cargo

Reprodução: Danilo Fernandes / Meu Timão
Se comparado aos demais integrantes do futebol, os executivos de futebol são “peça nova” no “tabuleiro”. O cargo que surgiu há alguns anos no Brasil, está consolidado e você pode entender como trabalha este profissional aqui.
Atualmente, os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro possuem executivos de futebol dentro do seu departamento. Alguns deles não possuem a alcunha de “executivo” em seu cargo ou no site oficial do clube. Porém, guardadas as diferentes realidades dos clubes e demandas locais, estes são os nomes que ocupam estas vagas em 2025:
Executivos de futebol do Sul:
Júlio Rondinelli (Juventude): O profissional iniciou sua carreira atuando em São Paulo, onde passou por clubes como Osvaldo Cruz, Atlético Sorocaba e Penapolense. Em 2011, Rondinelli chegou ao Avaí e no ano seguinte conquistou o Estadual, antes de transferir-se ao Criciúma. Em 2015, retornou ao futebol paulista, dessa vez para assumir o Santo André. O executivo tem passagens ainda por Bragantino, Penapolense, Joinville e Tubarão. Em 2020, Rondinelli foi contratado pelo Água Santa e fez parte de um importante processo de restruturação do clube.
Luís Vagner (Grêmio): Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, e Especialista em Gestão Esportiva e em Treinamento Desportivo, Luís Vagner Vivian já havia trabalhado no clube entre 2010 e 2014. Nos dois primeiros anos, esteve à frente da logística de futebol profissional, já de 2013 até o ano seguinte, assumiu a supervisão do Departamento. Após o período, recebeu convite da CBF para assumir a logística da Seleção Brasileira de Futebol. Depois, assumiu como supervisor, até se tornar gerente, cargo que ocupava até então.
André Mazzuco (Internacional): Diretor Executivo de Futebol, filiado a ABEX, longa experiência em Categorias de Base e Formação de Atletas, e na gestão de equipes profissionais (Coritiba, Red Bull Brasil, Paysandu, Paraná Clube, Vasco da Gama, Cruzeiro, Santos, SAF Botafogo, Athletico PR). Atual Diretor Executivo do Internacional.
Executivos de futebol do Sudeste:
Paulo Bracks (Atlético-MG): Mais de 10 anos depois do início como advogado desportista, Bracks iniciou sua primeira experiência no dia a dia de clubes. Em 2018, assumiu a missão de gerir a base do América-MG, chegando ao profissional no ano seguinte. Antes do Santos, onde esteve por último, também trabalhou como executivo de futebol no Internacional e no Vasco.
Diego Cerri (RB Bragantino): É um dirigente com passagens por Grêmio (executivo de futebol), Bahia (executivo de futebol e gerente de futebol), Ceará (gerente de futebol), Grêmio Prudente (diretor de futebol) e Grêmio Barueri (Executivo de futebol e gerente de futebol).
Anderson Barros (Palmeiras): Formado em Educação Física e bacharel em Direito, Barros trabalha há mais de 20 anos no meio. Iniciou a carreira em 2004, no Flamengo. Depois passou por Figueirense, Botafogo (duas vezes), Bahia, Vitória, Coritiba e Vasco.
Rui Costa (São Paulo): O advogado começou sua carreira no esporte no departamento jurídico do Grêmio. Em 2012 foi lançado pelo então presidente Fábio Koff e virou executivo no Tricolor, onde ficou por quatro temporadas. Depois, passou por Chapecoense, Athletico-PR e Atlético-MG. Ele foi contratado pelo São Paulo na atual temporada.
José Boto (Flamengo): Boto iniciou sua trajetória no futebol como analista de desempenho. Em 2007, tornou-se scout do Benfica, onde foi promovido a chefe do departamento de análise de desempenho, cargo que ocupou até 2018. Depois foi para o Shakhtar Donetsk, e estava no Osijek, da Croácia, antes de ser contratado pelo Flamengo.
Paulo Pelaipe (Cruzeiro): Paulo Pelaipe é um experiente dirigente de futebol brasileiro, conhecido por sua trajetória em grandes clubes do país. Iniciou sua carreira como executivo no Grêmio. Ganhou destaque nacional como diretor executivo do Flamengo, onde foi um dos responsáveis pelo planejamento que resultou na conquista da Copa do Brasil de 2013. Além do Flamengo, teve passagens por clubes como Coritiba, Vasco e Santos. Em 2024, assumiu o cargo de Executivo de Futebol do Cruzeiro.
Alexandre Mattos (Santos): Alexandre Mattos é um dos principais dirigentes do Futebol Brasileiro. Tendo vasta experiência em diversos clubes do Brasil, seus trabalhos de maior destaque foram a frente das equipes bicampeãs brasileiras de Cruzeiro, em 2013 e 2014, e de Palmeiras, em 2016 e 2018. Entre 2013 e 2016, foi eleito por quatro vezes consecutivas pela CONAFUT como o melhor diretor executivo de futebol do Brasil. Além disso, é professor do curso Executivo de Futebol do FootHub.
Paulo Angioni (Fluminense): Executivo de futebol com vasta experiência. Está na sua segunda passagem pelo Fluminense, tendo conquistado o título inédito da Libertadores com o clube carioca.
Admar Lopes (Vasco): Executivo de Futebol do Vasco, é reconhecido por seu trabalho na área de scouting e montagem de elenco. Português de origem, construiu boa parte de sua carreira no futebol europeu, tendo atuado como diretor de performance e coordenador de observação técnica em clubes como o Boavista e o Lille, da França.
Fabinho Soldado (Corinthians): Atual Executivo de Futebol do Corinthians, Fabinho teve passagens pelo Flamengo em 2017, iniciando no departamento de scout e, aos poucos, foi sendo promovido até chegar ao cargo de gerente de futebol.
Alessandro Brito (Botafogo): Alessandro teve passagens por Internacional e Atlético-MG como Head Scout, onde conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Chegou ao Botafogo com a mesma função, em 2022, sendo o grande responsável pela montagem de elenco do clube campeão da Copa Libertadores de 2024 e do Campeonato Brasileiro do mesmo ano. No ano de 2024, foi promovido a Diretor Gestão Esportiva do Botafogo, assumindo o comando do departamento a partir da transformação do clube em SAF. Alessandro Brito é professor do FootHub no curso de Executivo de Futebol do FootHub e também, no curso de Scouting – Análise de Mercado no futebol
Paulinho (Mirassol): O ex-atleta Paulinho é o atual Executivo de Futebol do Mirassol Futebol Clube, tendo passado por outras funções dentro do clube. Paulinho tem atuado de forma direta na montagem de elenco e na estruturação de processos internos.
Executivos de futebol do Nordeste:
Carlos Santoro (Bahia): Acumula nove anos de experiência no CFG. Ocupava a Direção de Scouting e Recrutamento do grupo na América Latina, após exercer a mesma função para a América do Sul e também a Gerência de Scout na região.
Gustavo Vieira de Oliveira (Vitória): Executivo de Futebol do Vitória, Gustavo é ex-atleta e possui passagens por São Paulo e Santos como líder do departamento de futebol.
Sérgio Papellin (Fortaleza): . O dirigente marca sua quarta passagem no Leão do Pici, onde conquistou 13 títulos e campanhas históricas como Executivo de Futebol entre os anos de 2004 e 2023.
Lucas Drubsky (Ceará): Iniciou a trajetória no Cruzeiro, equipe em que foi supervisor de futebol entre os anos de 2015 e 2018, conquistando, inclusive, duas Copas do Brasil. Na sequência, esteve no Sport de 2019 até o começo de 2021. No clube pernambucano, foi tanto supervisor, quanto executivo de futebol, conquistando um Estadual na equipe e um acesso à elite do futebol brasileiro, em 2019. Posteriormente passou pelo Bahia, onde recebeu a premiação de Melhor Executivo de Futebol do Nordeste, pela Confut. E antes de chegar ao Ceará, teve passagens pelo Coritiba e Guarani.
Thiago Gasparino (Sport): Profissional com ampla experiência no cenário nacional e internacional, Gasparino traz no currículo passagens por clubes como Santos, Corinthians, Real Valladolid (ESP), Remo, Novorizontino, entre outros. Possui uma experiência consolidada na gestão de futebol, captação de talentos e estruturação de departamentos.
Executivos de futebol do Norte e Centro-Oeste:
Atualmente não há nenhum time do norte e centro-oeste do país na Série A do Campeonato Brasileiro.
Texto: Willian Sanmartin
Editado dia 15/07/2025
Quer ser Executivo de Futebol?

INSCRIÇÕES ABERTAS para a edição MAIS ESPECIAL do curso Executivo de Futebol!
A Turma 10 do curso Executivo de Futebol, está no ar e você não pode ficar de fora!
Atenção! Estamos com o primeiro lote com apenas 2 vagas com condições imperdíveis de quase 50% de desconto. A inscrição na Turma 10 pelo preço da Turma 01.
- Início: 20 de outubro
- 10 aulas ao vivo via Zoom
- 2 Encontros presenciais
- Certificado de 60h
- Conteúdos práticos, estudos de caso, curadoria de materiais e muito networking.
Sua última chance de participar dessa experiência, com um desconto único! Não perca essa chance.