Santos usará inteligência artificial para mapear perfil de seus torcedores

Santos usará inteligência artificial para mapear perfil de seus torcedores

O time de futebol brasileiro Santos está lançando uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) para entender melhor seus fãs.

A iniciativa de pesquisa, conhecida como Raio X Alvinegro e desenvolvida em colaboração com a startup israelense KonnecTo, será conduzida inteiramente na internet para desenvolver um perfil de apoiadores individuais com base em como eles interagem com o clube.

A ferramenta permitirá que o clube do Campeonato Brasileiro Série A aprenda como os torcedores reagem aos resultados, sua opinião sobre novas contratações e até quais patrocinadores eles acham que melhor se encaixam com a imagem do clube sediado em São Paulo.

Entre outras coisas, os dados coletados ajudarão Santos a criar novas experiências voltadas para os gostos de seus fãs, ao mesmo tempo em que serão usados ??para identificar possíveis patrocinadores.

Santos afirma que esta é a primeira vez que uma ferramenta de IA deste tipo foi usada por um time de futebol no Brasil, embora o clube inglês Arsenal tenha realizado anteriormente uma iniciativa de pesquisa semelhante.

“Os clubes precisam tornar seus perfis de fãs mais informados para melhorar serviços, comunicação e produtos para eles”, disse Marcelo Frazão, executivo de marketing e comunicações da Santos. “Além de ter esses dados, pode desenvolver sua plataforma comercial com mais precisão.

Os torcedores do Santos podem escolher se querem ou não participar do esquema, e o clube está oferecendo descontos para os participantes e a chance de ganhar duas camisetas assinadas pelo técnico Jorge Sampaoli.

“Esse compartilhamento é feito de maneira totalmente transparente e segura para os fãs, onde eles decidem que tipo de informação querem compartilhar conosco”, acrescentou Paulo Prado, diretor da KonnecTo no Brasil.

Fonte: Soccerex