Crescimento, desafios, boa remuneração, bom relacionamento… tudo isso é fundamental para uma equipe ter resultados e performance na empresa. E o questionamento que fica é: como a liderança pode gerar no time estas skills para fazer o colaborador se sentir motivado a crescer, desempenhar e engajar de forma consistente e contínua? Que existem diversas estratégias para isso é notório, mas ainda acredito que a melhor delas seja o reconhecimento por parte do líder.
Estudos feitos através de estatística revelam que a prática do reconhecimento está atrelada diretamente com a seleção bem feita do profissional, retenção de talentos, engajamento e performance do colaborador, o que consequentemente impacta nos resultados da empresa e satisfação de todos que fazem parte do ecossistema da corporação.
Ter o seu comportamento e habilidades valorizadas é o que impulsiona os profissionais a trazer resultados para a empresa. Mas é importante entender como e o que deve ser reconhecido. Tudo que é reforçado e valorizado tem a tendência de ser repetido, ainda com mais excelência, ou aumentado a sua frequência de execução. Reconhecer colaboradores que estão alinhados com a cultura e valores da empresa faz com que isso se mantenha de forma congruente e por um prazo maior.
Uma empresa que tem a inovação em seus valores, precisará reconhecer o membro da equipe que chega com uma boa ideia para aplicar. E esse reconhecimento vem através de levar a ideia adiante, debater, aprimorar e executar. Neste cenário, a pessoa vai se sentir cada vez mais parte do processo e estimulada a contribuir futuramente. O reconhecimento eficaz parte de entender como as pessoas funcionam e de compreender a cultura da empresa.
Confira outros conteúdos no portal do FootHub
Atletas como pessoas e startups, por Gustavo Sudbrack e Felipe de Oliveira.
O produto futebol: entre a razão e a emoção, por Los Futebólicos.
Em busca de repertório para o futebol brasileiro, Rodrigo Romano.
Se olharmos para o meio do futebol, percebemos que é um mercado que vive a cultura do reconhecimento full time. O jogador para desempenhar com alta performance precisa do reconhecimento do torcedor, do seu técnico, do clube que representa e das grandes mídias. Além do reconhecimento que vem através de eventos esportivos, premiações de campeonatos e bichos extras por vitórias e títulos ganhos. Na falta dessas práticas, é muito comum que o jogador se sinta desmotivado e com a forte tendência a procurar outro clube para jogar.
Por que a cultura do reconhecimento é fundamental?
Reconhecimento é necessidade psicológica, afinal todo ser humano tem essa necessidade dentro de si, e quando se sabe que a empresa tem essa prática, há mais comprometimento no trabalho.
Não ter reconhecimento profissional é o que leva 65% das pessoas a pedirem demissão, ou seja, reconhecer diminui o turnover na empresa. E os próprios colaboradores afirmam que reconhecimento ao desempenho é a melhor estratégia para engajamento e crescimento. Grandes empresas já investem um percentual fixo em campanhas internas deste tipo, pois já entenderam que isso reflete em resultados externos, como mais satisfação dos clientes com a marca. Ou seja, reconhecer transcende as quatro paredes do escritório.
Percebe-se que não importa a área ou nicho, todas as pessoas que buscam crescimento e resultados têm os mesmos fatores motivacionais. E o papel do líder é identificar que tipo de reconhecimento cada um precisa, e como colocar isso na cultura organizacional.
Quer saber na prática, ações que geram reconhecimento e como você pode fazer isso na sua empresa? Confira abaixo uma ferramenta específica para o caso.
Texto de Gisele Kumpel.