O “efeito Cristiano Ronaldo” sobre a Juventus

O “efeito Cristiano Ronaldo” sobre a Juventus
A Juventus quer a chegada de Ronaldo para melhorar seu perfil financeiro, para poder competir com os clubes mais ricos do mundo.

A popularidade de Cristiano Ronaldo no exterior pode ser transformada em dinheiro para os gigantes italianos na forma de novos acordos de patroci?nio.

O valor do clube ja? disparou, com um ra?pido aumento no prec?o de suas ac?o?es desde que a conversa sobre a assinatura do CR7 comec?ou a surgir.

O valor da ?Juventus? no mercado aciona?rio aumentou em impressionantes 37%, de cerca de £ 592m (R$ 3.2bi) em 28 de junho, quando rumores da mudanc?a de Ronaldo para a Ita?lia comec?aram a subir para £ 812m (R$ 4.3bi) em 10 de julho, quando a transfere?ncia foi confirmada na mi?dia.

Agora, sa?o 890 milho?es de libras (R$4.7bi) – um aumento de mais de 50% em relac?a?o ao valor de 592 milho?es de libras em junho.

Isso torna mais fa?cil para o clube atrair dinheiro de patrocinadores, bem como o potencial para vender mais mercadorias – especialmente camisetas da Juventus com o nome de Ronaldo no verso.

No Football 50 2018, uma tabela anual dos clubes de futebol mais valiosos do mundo por valor de marca – compilada pela ?Brand Finance? – a Juventus ficou em 11o lugar no mundo.

Mas eles esta?o atra?s de grandes companhias financeiras, como ?Manchester United?, Real Madrid? e B? arcelona?.

Cada um desses clubes ultrapassou a marca de 250 milho?es de libras(R$ 1.3bi) em termos de receita comercial.

Os bianconeri, em comparac?a?o, chegaram a £ 101 milho?es em 2016-17.

Mas o diretor de Brand Finance, Bryn Anderson, disse ao ?SunSport? que espera que a Juventus suba na tabela no pro?ximo ano.

Um fator importante no impacto de Ronaldo e? que, enquanto na Europa os torcedores tendem a permanecer leais ao clube, em muitas outras partes do mundo eles esta?o mais interessados ??em jogadores individuais.

Isso foi visto quando David Beckham se transferiu do Manchester United para o Real Madrid em 2003, provocando uma mudanc?a de muitos fa?s de Beckham na mesma direc?a?o – especialmente na A?sia.

O acordo de direitos de transmissa?o da Juventus na ?Serie A? foi assinado em maio. Seu territo?rio e? geralmente esgotado e os direitos sobre seu nome e patroci?nio de camisetas ja? foram vendidos.

Isso abre caminho para mais dinheiro atrave?s de patroci?nio – com Ronaldo a cara do clube.
“Mais pessoas assistira?o/seguira?o a Juventus apenas com base no fato de que querem seguir Ronaldo”, diz Anderson.

“Enquanto voce? tem muitos fa?s de futebol que sa?o leais aos clubes, voce? tambe?m tem muitos fa?s leais aos jogadores.

“A transfere?ncia de Ronaldo para a Juventus certamente aumentara? a base de fa?s globais da Juventus.”

Ele acrescenta: “De certa forma, Ronaldo e? uma marca maior que a Juventus”.

Esse e? certamente o caso nas mi?dias sociais. Ronaldo tem 74,5 milho?es de seguidores no Twitter, contra 6,2 milho?es para a Juventus, enquanto no Instagram ele tem 140 milho?es, contra 15,2 milho?es para a Juventus.

“Tenho certeza de que agora veremos as va?rias pa?ginas de mi?dia social da Juve crescendo”, diz Anderson.

Ronaldo assinou oficialmente para a Juventus em 10 de julho e no resto do me?s o clube ganhou em mi?dias sociais:

3.5 milho?es de seguidores no ?Instagram?;
1,7 milho?es de curtidas no ?Facebook?;
344.000 seguidores no ?Twitter?;
71 por cento de aumento no engajamento do ?YouTube?.

O impacto de Ronaldo nas mi?dias sociais da Juventus tem sido o?timo.

 

Quanto a qualquer risco potencial que a Juventus possa enfrentar com Ronaldo – que esta? ganhando 26,5 milho?es de libras por ano(138 milho?es de reais) em Turim – Anderson diz: “Isso depende muito do desempenho do jogador.

“Com um jogador como Ronaldo, havera? muita propaganda e expectativas dos torcedores da Juventus.

“Suas demandas salariais sa?o particularmente altas, mas seu valor deve superar significativamente o custo”.

Fonte: The Sun