O Dualismo do Marketing Esportivo

Divulgação Al Hilal

O marketing esportivo desenha um elo poderoso entre as marcas e o público consumidor, explorando a fascinação pelo esporte. As empresas aproveitam essa paixão para revitalizar suas imagens e conectar-se com causas sociais. Um exemplo atual é o envolvimento de grandes marcas no futebol feminino, buscando impulsionar o esporte e se aproximar dos espectadores.

O marketing esportivo, entretanto, apresenta sua face sombria. O fenômeno de Sportwashing é adotado por governos autoritários e corporações de reputação duvidosa para reabilitar suas imagens junto ao público. Recentemente, o foco deslocou-se para o Oriente Médio, com investimentos bilionários e a atração de astros do futebol mundial, como Neymar e, anteriormente, Cristiano Ronaldo. As edições recentes da Copa do Mundo enfrentaram críticas por terem sido sediadas por regimes autoritários ou por negligenciar questões sociais em seus países. Na última edição realizada no Qatar em 2022, protestos contrários ao evento se disseminaram mundialmente, embora sem eficácia diante da concretização da Copa.

Leia: O patrocínio entra em campo

Texto de Gabriel Klein

No entanto, tal prática é antiga; durante a Guerra Fria, a União Soviética utilizava o esporte para propagar sua “filosofia”, emergindo como uma potência nas competições olímpicas ocultando a miséria que seu povo vivia. No Brasil, durante a ditadura militar, ecoava a expressão: “Onde a Arena vai mal, mais um time no nacional“. A Arena, partido dos militares, canalizava a paixão dos brasileiros para conquistar votos, construindo estádios e garantindo a ascensão de clubes à elite do futebol naquela época.

Cada vez mais evidencia-se o impacto do esporte nas esferas sociais que moldam nosso mundo. Culpar exclusivamente o esporte como difusor dessa prática seria simplista, pois, o marketing esportivo em si é apenas um meio para atingir os objetivos de marcas ou governos. Para evitarmos essas atitudes, basta estarmos vigilantes em relação àqueles que se aproveitam do esporte como uma ferramenta para manipular suas agendas.

Texto de Gabriel Klein.

compartilhe

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.

Confira os maiores descontos da história do FootHub.