disputas e conflitos no futebol
disputas e conflitos no futebol

Gestão de conflitos, um caminho para performar

Os conflitos, em geral, não trazem consigo boas lembranças para a maioria das pessoas. Diversas vezes, eles nos remetem a problemas cuja tomada de decisão acabou levando os envolvidos a brigarem por suas opiniões, ou a se apartarem da situação como tentativa de resolução. Ocorre que esses mecanismos primários de luta e fuga quando adotado em situações conflitivas, não trazem resolutividade, deixando as necessidades dos envolvidos, sem solução e as emoções à flor da pele.

Mas como pensar, então, que os conflitos podem nos auxiliar na performance? O pulo do gato está em que a gestão dessas situações conflitivas nos levarão a performar. Porém, é importante ressaltar que as gerir é bem diferente de fugir delas, de usar estratégias de comando e controle, do tipo eu decido por que sou o líder, e bastante distinta de ações nas quais os envolvidos passam a não se falar mais, ou a serem induzidos para cada um ficar com sua parte, ou ainda quando são convidados a esquecer o ocorreu, como se isso fosse possível.

A gestão dos conflitos exige da liderança conhecimentos e habilidades sobre ferramentas e estratégias que levem à sua resolução e à oportunidade de transformá-los em alavanca para a performance do time, impactando nos resultados da organização.

É possível citar, por exemplo, como uma dessas ferramentas as cinco etapas da solução de conflitos elaborada pela CNV (Comunicação não violenta). Outra estratégia utilizada para gerir situações conflitivas é a metodologia da conversa-aprendizado, a qual segundo Stone (2021), desenvolve uma mudança de postura do sujeito diante dos problemas e faz com que os envolvidos busquem soluções conjuntas. Moscovici (2005) também traz algumas abordagens para se lidar com os conflitos, de acordo com a maturidade do grupo.

Portanto, essas ferramentas associadas ao autoconhecimento e a inteligência emocional produzem um ganho de repertório nas relações e, por sua vez, na qualidade das entregas.

Quer saber mais, quer ter na mão ferramentas e estratégias para tornar os conflitos um caminho para seu autodesenvolvimento e para ampliação da performance do seu time, temos sugestões: você pode começar lendo os livros que embasam o conteúdo desse artigo e, também, sinta-se à vontade para procurar a FootHub, estamos aqui para te auxiliar nessa caminhada.

Confira abaixo uma ferramenta exclusiva para aprimorar sua gestão de conflitos.

Referências bibliográficas:

Moscovici, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005. (15°ed.)

Rosenberg, Marshall B. Comunicação não violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2021. (5° ed.)

Stone, Douglas. Conversas difíceis. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. (1° ed.)

Texto de Geisa Tatsch.

compartilhe

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.

Confira os maiores descontos da história do FootHub.