futsal
futsal

Competições e regras de Futsal para a iniciação: Contribuições para o Futebol de base

futsal

Reprodução: Elase

Em relação ao número de competições oficiais de futsal no Brasil, não observamos interferência negativa relevante para a formação, melhor dizendo, não há risco atual de falta de oportunidades para que se jogue formalmente. Aliás, a enorme quantidade de competições, viabiliza que mais crianças e adolescentes pratiquem, aumentando significativamente as possibilidades para a formação focada ao futsal com fim nele mesmo, ou para o Futebol (Futsal + Futebol), utilizando-se neste caso específico dos processos de integração/prática simultânea entre as duas modalidades.

Praticamente todas as Federações de Futsal no Brasil fomentam suas competições nas idades mais iniciais de maneira aceitável, levando sempre em consideração as condições econômicas, geográficas, número de clubes, do seu Estado. Um excelente exemplo de “case” de sucesso a ser seguido é a Federação Paulista de Futsal, que no ano de 2023 apresentou de forma geral os seguintes números de referências de acordo as suas competições, jogos, clubes, registos de atletas, conforme nos apresenta o QUADRO 01:

QUADRO 01 – Números referências da Federação Paulista de Futsal, em suas competições, clubes, jogos, registros de atletas               

Outro fator interessante são as categorias (sub’s/idades) estimuladas na maioria das Federações. Geralmente, as competições oficiais se iniciam a partir dos 06/07 anos, seguindo uma sequência etária até a categoria profissional/adulto/principal. Por exemplo, a Federação Paulista de Futsal e a escolha das categorias – masculino, evidenciadas no QUADRO 02:

QUADRO 02 – Categorias (sub’s) fomentadas pela Federação Paulista de Futsal em 2023

No Brasil, também existem diversas competições importantes com chancela de outras instituições como por exemplo: a Associação Brasileira de Ligas de Futsal, Ligas Regionais e/ou Estaduais, outros torneios, que ocorrem de forma independente, sem nenhum vínculo com as Federações ou Confederação Brasileira de Futsal, expandindo o número de praticantes/fomentação formal.

Voltando para o Estado de São Paulo, salientamos que todas as equipes de futebol consideradas grandes, participam das competições organizadas pela referida Federação (Santos F.C., S.C. Corinthians Paulista, S.E. Palmeiras, São Paulo F.C.), além de outros clubes menores de futebol, o que reitera a força exercida na prática da modalidade.

Regras para os jogos na formação/iniciação ao Futsal

Quanto às regras de jogos, um ponto nos chama a atenção. Não existe unificação das regras do futsal no Brasil para as categorias de base/formação. Seria útil estudar a viabilidade de unificação das regras respeitando as faixas etárias/categorias. É preciso que a CBF, CBFS, Federações, Ligas, outras se organizem para que haja um consenso pedagógico e assim seja possível ter só uma regra em vigor direcionada para as idades mais tenras em todos os Estados. Hoje existem diversas adaptações espalhadas pelo Brasil, atrapalhando o desenvolvimento da modalidade e, por consequência do jogador.

Um bom exemplo de concepção de regra oficial de jogo que se preocupa com a formação é a desenvolvida pela Federação Paulista de Futsal. Nas categorias Sub 07, Sub 08, Sub 09, Sub 10 (iniciação), existem diversas adaptações as regras convencionais com a intenção que haja uma proposta de jogo com superior fluidez, deixando o jogo mais atrativo e participativo para a criança. A intenção é fazer o atleta pensar, evitando “chutões” e outras ações que atrapalhem o desenvolvimento técnico do atleta e a tática do jogo.

Exemplo: Arremesso de meta (regra 16) – Anexo A (marcação da equipe adversária): Os jogadores da equipe adversária deverão estar posicionados atrás da linha de 10m, só podendo avançar após a bola entrar no jogo (reposição do goleiro).

Outra ação assertiva muito interessante está atrelada às especificações/medidas das travessas/balizas. Exemplo: Se torna obrigatório utilizar traves/balizas com medidas inferiores em relação à altura, alterando e adaptando a baliza original para 03m x 1m70cm.

Reprodução; Inovação no Esporte

“A Federação Paulista de Futsal, preocupada com o desenvolvimento do processo de aprendizagem das crianças, foi a pioneira em introduzir ajustes e adaptações nas regras do jogo para os atletas mirins com o objetivo de estimular a aplicação de fundamentos indispensáveis na formação dos jogadores de Futsal, sempre respeitando e adequando o jogo as fases do desenvolvimento motor, as características, possibilidades, necessidades e interesses das crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos negativos observados nas disputas dessa faixa etária e proporcionar condições mais favoráveis ao desenvolvimento da aprendizagem dos jovens salonistas.

A Federação antes de introduzir qualquer adaptação nas regras do jogo busca orientação com profissionais especializados, realiza encontros com treinadores e representantes das equipes e oficiais de arbitragem para análise, discussão e aprovação das propostas apresentadas e sempre se apoiando em estudos sobre – Crescimento e Desenvolvimento Infantil, Biologia do Esporte, Aprendizagem e Desenvolvimento motor, Treinamento Esportivo com Crianças e Adolescentes, Psicologia do Esporte, etc.”

Fonte: Guia de ajustes e adaptações nas regras para os jogos das categorias iniciação e base – 2022

Futsal como ferramenta

Não seria leviano afirmar que o Brasil está entre os maiores incentivadores da modalidade Futsal de base/formação. Além disso, como já relatado no artigo anterior, o Futsal está entre os quatro esportes mais praticados no país.

Também deixo para reflexão algumas perguntas para debate: Se temos o Futsal como uma grande “ferramenta” de captação, formação para o Futsal e o Futebol, contando com uma variedade enorme de competições formais, atletas, instituições promotoras e participantes, por que então não existem movimentações de todos os atores para ajustarmos as regras do jogo? Seriam conveniências políticas (confederação, federações, ligas, outras instituições) ou falta de interesse/vontade/conhecimento?

Para finalizar, como sempre digo, precisamos pensar fora da “caixinha” e aproveitar de forma muito mais assertiva o que temos de melhor. Somos uma máquina de formação de jogadores imparável desperdiçando oportunidades diárias, descartando futuros talentos para o Futsal e o Futebol.

Texto de Rodrigo Neves

base

Quer debater sobre esses futsal, formação e muito mais sobre Categoria de Base?

A Comunidade Categoria de Base do FootHub é o lugar certo para isso! Uma comunidade gratuita, onde você tem acesso a conteúdos especiais sobre o tema como ebooks, entrevistas e lives, acessos exclusivos e networking com profissionais referências no mercado.

Para participar, clique aqui!

compartilhe

Faça parte do nosso time

Preencha o formulário para que nossa equipe possa avaliar suas informações e entrar em contato.

Publique o seu artigo

Preencha o formulário para que nossa equipe possa entrar em contato e ajudar você a publicar seu artigo.

Confira os maiores descontos da história do FootHub.