Force française: Olympique Lyonnais e a potência no futebol feminino francês

Force française: Olympique Lyonnais e a potência no futebol feminino francês

Depois de passearmos pela Espanha e pela Inglaterra é o momento de chegarmos à França, berço de um dos clubes de futebol feminino mais fortes do mundo: o Olympique Lyonnais.

História

O futebol feminino francês, assim como em outros países, enfrentou muita dificuldade em seu início. Foi no começo de 1900 que a bola foi chutada por mulheres pela primeira vez na França, e claro, na época isso não era visto como algo normal.

Apesar dos problemas da época, tais como o machismo, o futebol feminino francês se desenvolveu até mesmo com mais antecedência que em outros países. Em 1917, o país recebeu pela primeira vez uma competição da modalidade: o “Fémina Sport”. Detalhe: a competição existe até hoje!

Um ano depois, a FSFSF (Federação francesa de futebol feminino em uma tradução literal) foi criada. Essa foi a primeira entidade responsável por dar apoio à modalidade na época até que 1933 quando o futebol feminino francês passa a ser controlado pela Ligue de Paris de Football Féminin.

Apesar da iniciativa, foi somente em 1970 que as equipes de futebol feminino passaram a receber apoio da Federação Francesa de Futebol, a entidade maior do futebol francês.

Outro contexto histórico envolvendo o futebol feminino na França diz respeito a sua localização. No começo, os times eram muito centrados em Paris, a capital do país sendo que a cidade chegou a ter 18 clubes na época. Hoje essa situação é bem diferente.

O atual futebol francês

Hoje a França é uma das referências em futebol feminino. Atualmente, 12 equipes disputam a Liga Francesa sendo que os clubes são espalhados por todo o país. Um exemplo de grandeza no país é o Olympique Lyonnais.

O time da cidade Lyon já conquistou a Champions League, competição mais importante da Europa, por seis vezes. Tantas conquistas fizeram o Olympique fizeram o clube ser um dos mais tradicionais do mundo quando o assunto é o futebol feminino.

Além disso, o time de Lyon hoje pode se gabar já que atualmente a equipe lidera o ranking da Fifa de melhores clubes do mundo estando acima de nomes de peso com o Barcelona e o seu conterrâneo PSG.

Os times do atual Campeonato Francês

Bordeaux
Fleury 91
Guingamp
Metz
Montpellier
Reims
Paris FC
Dijon
Olympique Lyonnais
Olympique Marseille
Paris Saint-Germain
Soyaux

A França e o sucesso como sede de uma Copa do Mundo

Em 2019 aconteceu na França a Copa do Mundo de futebol feminino. Com 24 seleções, a competição foi considerada um marco na modalidade dado ao sucesso que esta teve no pouco tempo de competição que aconteceu em solo francês. O campeão foi os Estados Unidos, mas quem ganhou de verdade foi a modalidade.

Nas telinhas a competição “bombou” e fez audiências grandes tanto no mundo como especificamente aqui no Brasil. Em território brasileiro, o jogo entre o Brasil e a França, donas da casa, foi visto por 35 milhões de telespectadores, a maior audiência já registrada na história das copas femininas. Além disso, o sucesso foi grande nas arquibancadas dos estádios já que em média 20 mil torcedores compareceram às partidas na competição mundial.

As brasileiras na França

Tanta tradição fez a França ter poucas vindas de atletas de outros países. O Brasil é um exemplo disso. Hoje a Liga francesa conta com apenas três brasileiras: Formiga, do PSG, Carol Baiana, do Dijon, e Kathellen Sousa, do Bordeaux.

Atualmente o Campeonato Francês está em sua quinta rodada de 22. A competição acabará em maio de 2020.

Texto dos nossos parceiros do Jogando com Elas