Faça diferente todos os dias

Faça diferente todos os dias

Quem mergulha no Instagram vê assessorias para jogadores de futebol sendo criadas diariamente. O trabalho básico acaba gerando acomodação, ficando repetitivo e chato. Na noite da última segunda (18/11), os quatro sócios da agência O Clube contaram para o público do FootHub como eles trabalham para fazer diferente todos os dias.

O Clube foi se formando como agência ao longo dos últimos anos, até chegar na estrutura atual. Em 2012, Fernando Martinez e Pedro Mello iniciaram trabalhando em sua própria agência, a Aguante Comunicação. Marcos Belo chegou como o primeiro estagiário da empresa. A partir de 2014 começaram a realizar trabalho em conjunto com Rodrigo Russomano, em formato de parcerias que é valorizado pela empresa. Em 2017 veio a virada de chave. As agências de assessoria serviam basicamente como meio de campo com a imprensa. Identificando que não havia ninguém buscando uma relação mais próxima com o atleta, os quatro nomes decidiram se juntar para fazer diferente. Foi então que surgiu O Clube, que além dos quatro sócios conta hoje com oito colaboradores e 25 clientes.

O evento iniciou com alguns princípios considerados pelo Clube no trabalho diário. Buscar fazer diferente, não apenas na relação com os atletas e nos projetos, mas também no comportamento global da empresa é um destes. Além disso, buscar estar sempre se conectando com grandes figuras do mercado, para trabalhar e evoluir junto. A criatividade também foi um tema levantado durante o evento. Pedro explicou que o processo ocorre a partir de pequenas mudanças, em alguns detalhes que façam a diferença no final do trabalho.

Um aspecto fundamental para essa mudança foi o surgimento de ferramentas que ocorreu nos últimos anos. Russomano comparou o período em que ele iniciou a trabalhar na área, no ano de 2006, com os dias atuais. A facilidade das ferramentas atuais faz inclusive o trabalho avançar, com novas oportunidades surgindo. Em 2006, o Orkut era a principal rede social. Hoje é possível gerar conteúdo via Twitter, Facebook, Instagram, no feed e stories, WhatsApp e YouTube. Assim, o trabalho que antes era voltado para a imprensa, hoje é voltado diretamente para o atleta. A forma de consumir da sociedade também mudou e os torcedores estão mais abertos a consumir o novo tipo de conteúdo. 

O maior exemplo dessa nova tendência foi o contrato entre a empresa e Otávio, jogador do Porto e um dos clientes. A negociação entre o atleta e O Clube foi feita toda por WhatsApp, com o jogador em Portugal e a agência sediada no Brasil.

Para exemplificar o conhecimento passado, foram trazidos alguns cases atuais da empresa. O primeiro deles foi do jogador Arthur, titular da seleção brasileira e do Barcelona. Tímido no começo da carreira, a assessoria foi fundamental para seu desenvolvimento. Alex Telles, lateral-esquerdo do Porto, também teve sua história contada. O trabalho com ele começou em 2009, quando ainda estava na base do Juventude. Atingiu um novo patamar quando saiu do Grêmio para o Galatasaray, passando a disputar a Champions League. Hoje no Porto, a relação é direta entre a agência e o Clube. Outro exemplo semelhante foi o de Tiago Nunes. Trabalhos pontuais foram realizados anteriormente, mas desde o campeonato gaúcho 2017, no comando do Veranópolis, o acompanhamento é direto. Em 2020 o técnico assumirá o Corinthians, um desafio tanto para Tiago, quanto para o Clube. O nível que a empresa atingiu é visto no caso do atacante Everton do Grêmio. O atleta quis trabalhar com a agência, a partir do período anterior a Copa América de 2019. O último exemplo passado foi o do lateral-esquerdo Marcelo, para quem a empresa faz peças gráficas para as redes sociais. É o único cliente com quem nunca falaram pessoalmente, mostrando que nem sempre existe relação próximo como nos casos anteriores.  

O evento contou ainda com a entrada por Skype de Alex Telles, que falou um pouco sobre sua relação direta com os sócios e como uma assessoria de qualidade pode ajudar o atleta, inclusive encurtando caminhos ao longo da carreira. Para finalizar, uma dica para quem quer entrar no mundo da assessoria: comece, busque projetos e clientes, construindo aos poucos sua carreira.