Em poucos dias, Mundial Feminino bate recordes de audiência

O sucesso da Copa do Mundo de Futebol Feminino que era bastante comentado antes do início do torneio está sendo confirmado com a competição em andamento. Para se ter uma ideia, apenas a abertura do Mundial já foi suficiente para bater o primeiro recorde histórico.

De acordo com a emissora francesa de TV aberta TF1, o jogo que deu início ao torneio na última sexta-feira (7) atraiu uma média de 9,83 milhões de telespectadores. Dentro de campo, as jogadoras francesas retribuíram todo o apoio recebido ao golearem a Coreia do Sul por 4 x 0.

De acordo com a imprensa francesa, 44,% dos aparelhos de televisão ligados na França estavam sintonizados na partida. A transmissão chegou a um pico de 10,9 milhões de pessoas, mais do que dobrando o melhor desempenho do canal para um jogo feminino que era, até então, de 4,12 milhões de telespectadores.

Para se ter uma ideia, a estreia da seleção masculina de futebol do país na Copa do Mundo da Rússia do ano passado foi acompanhada por 12,6 milhões de franceses na TF1. O número é maior que o feminino, mas a diferença caiu sensivelmente na comparação.

O sucesso também foi comemorado na TV fechada. O Canal+ teve uma audiência média de 826 mil torcedores ligados na partida, com pico de 925 mil. Na Inglaterra, a BBC também registrou uma audiência considerada boa para o jogo de abertura, com 2,9 milhões de britânicos acompanhando a partida, mesmo sem a presença da seleção do país em campo.

Dessa forma, como não podia ser diferente, quando as inglesas estrearam, os números foram ainda mais animadores. A vitória da Inglaterra sobre a Escócia por 2 x 1 foi acompanhada por 6,1 milhões de pessoas na BBC, com 37,8% das televisões ligadas no jogo. A partida já é a mais assistida da história do futebol feminino no país.

No Brasil,  a estreia da seleção feminina de futebol na Copa do Mundo duplicou a audiência da Globo no horário. Segundo dados prévios do Ibope, a vitória sobre a Jamaica registrou média de 18,5 pontos com pico de 21. Normalmente a faixa oscila entre 8 e 10 pontos.

O número é bem superior ao da concorrência. SBT registrou 5,4 e a Record 3,8 pontos.

Cristiane comemora seu hat-trick com suas companheiras na estréia da seleção brasileira na Copa do Mundo de futebol feminino da FIFA.

Por último, nos EUA, a Fox registrou um crescimento significativo de audiência nos dois primeiros dias do torneio. Se comparada com a audiência do Mundial de 2015, o aumento foi de 11%. Já se forem comparadas as audiências de 2011 e 2019, o aumento é de impressionantes 79%.

Com os resultados obtidos até aqui, a Fifa já divulgou uma previsão otimista: a entidade espera atingir 1 bilhão de telespectadores até a final da competição, marcada para 7 de julho. Além disso, ainda anunciou um Memorando de Entendimento (MoU) com a ONU Mulheres com o intuito de aumentar os esforços para capacitar as mulheres em todo o mundo e alcançar a igualdade de gênero.

Declaração de Gianni Infantino, presidente da entidade que comanda o futebol mundial:

“Este é um momento significativo para a Fifa, pois combinamos forças com a ONU Mulheres para realizar a igualdade de gênero para mulheres dentro e fora do campo. Juntos, vamos aumentar a conscientização sobre o futebol feminino e seu impacto em termos de saúde, empoderamento e modelos positivos para mulheres e meninas em todo o mundo”