Dupla da Rádio Gaúcha leva os bastidores da produção ao FootHub

Dupla da Rádio Gaúcha leva os bastidores da produção ao FootHub

Conectando mais uma turma muito bacana no FootHub. A dupla formada por Diori Vasconcelos e Raphael Gomes ministrou o laboratório Rádio Esportivo: Bastidores da Produção. Com muita interação e participação ativa dos alunos, os comunicadores da Rádio Gaúcha preencheram com conhecimento a segunda-feira (14/10).

Os palestrantes passaram alguns ensinamentos sobre a produção de rádio para quem participou do curso. A primeira delas veio logo na dinâmica de apresentação, quando o grupo foi dividido em duplas. Era preciso levantar possíveis matérias jornalísticas a partir do que foi conversado com os colegas. A ideia dos jornalistas foi mostrar que toda história pode ser uma pauta para um programa, e o produtor deve considerar sempre este fato.

As características básicas de um produtor foram abordadas na sequência. Segundo Diori e Raphael, o produtor é um profissional fundamental para se construir um programa de rádio. É o ele quem busca as entrevistas, prepara o que vai entrar no ar e auxilia os apresentadores em diversos casos. A função de produtor muitas vezes é o ponto inicial de quem está começando sua carreira no jornalismo, situação de muitos dos participantes do evento. A partir disso, seguem para outras funções, dentro do rádio ou em outros veículos de comunicação. A dupla trouxe alguns exemplos de jornalistas que iniciaram como produtores e hoje atuam em áreas diferentes: Luciano Potter, Jader Rocha e Luciano Périco. Foram elencados três princípios que todo produtor deve seguir: ter contatos, possibilitando sempre encontrar as melhores possibilidades para preparar os programas; entender que qualquer um pode ser entrevistado; ter discussões diárias para levantar ideias, o que pode ser fundamental para dias onde está difícil definir a pauta.

Em meio as diversas informações que a dupla trouxe, ainda houve espaço para algumas histórias de bastidores, honrando o nome do evento. Alguns dos fatos envolvia algum erro de Diori ou Raphael que acabou indo para o ar. Os exemplos serviram para apontar mais duas lições da produção. A primeira delas é aprender com os próprios erros. Estes vão acontecer ao longo da carreira de todos, cabe ao profissional conseguir aprender para atingir novos patamares. A partir disso, vem a segunda: desconfiar sempre e ter certeza de que está fazendo o certo. Assim, os erros irão diminuir, realizando um trabalho mais qualificado.

Os participantes ainda se envolveram em uma dinâmica final, que teve como ideia mostrar que o dia a dia de um produtor pode ser muito corrido, indo atrás de entrevistados, dicas para notícias e matérias e ainda preparando tudo que vai ao ar. Mais uma noite de muito aprendizado no FootHub.

Texto escrito por Rodrigo Romano