Chegar a Série B do Campeonato Brasileiro até 2030 e ser um grande exportador de atletas são os objetivos do Azuriz
A Gralha Azul, como é conhecido o Azuriz Futebol Clube, é um clube SAF formado em 2017, na cidade de Marmeleiro, no sudoeste do Paraná. Atualmente, manda seus jogos no estádio Os Pioneiros, com capacidade para 2.210 torcedores, em Pato Branco, e mantém o seu CT na cidade fundadora.
Os principais motivos pela mudança foi a proximidade de potenciais atletas, principalmente os oriundos do futsal, como atletas do Pato Futsal. Outro fator determinante foi não ter clubes formadores na região.
Essa mudança foi impulsionada pelos dois principais objetivos traçados pelo Azuriz. A ideia dos gestores e investidores (Grupo DOZE) é de que, até 2030, o clube esteja na Série B do Campeonato Brasileiro e seja o clube formador de maior valor e reconhecimento do Brasil.
“A gente começou o processo de captação com jogadores da região, principalmente com atletas de futsal. Fizemos um mapeamento de todas as escolas e times para montar nossa base. Agora, pelo tamanho e representatividade do Azuriz, temos parceiros em todo o Brasil para indicações de atletas.” Robson Ramos, gerente de futebol do Azuriz.
Leia outros conteúdos no site do FootHub:
Os processos de captação nas categorias de base por Fernando Carvalho.
Dentre os 850 clubes registrados na CBF, apenas 35 possuem o Selo Formador, sendo um deles, o Azuriz. O documento é um catálogo das equipes especializadas na formação de jogadores.
Como clube formador, a Gralha já começou a colher os frutos de seus investimentos, com a venda de atletas promessas, como Gabriel de Sá Pfeifer (Vasco),Daniel da Rosa Paulino (Cruzeiro), Jhonatan Kauan (Internacional) e Marcos Felipe (Fluminense), alguns destes jogadores se destacaram na Copa São Paulo de Futebol Júnior por suas equipes. Além das vendas, o clube paranaense mantém pequenos percentuais dos direitos econômicos e espera mais lucros no futuro. O principal atrativo que o Azuriz oferece para os jovens atletas é a possibilidade de atuar na Europa.
TÍTULOS E HISTÓRIA
O Azuriz, no seu pouco tempo de existência, foi campeão da Segunda Divisão Paranaense em 2020, chegando à Primeira Divisão em 2021, onde se encontra até hoje, além da participação no Campeonato Brasileiro da Série D e Copa do Brasil em 2022.
A maior conquista até agora da Gralha Azul foi a participação na Copa do Brasil. O clube paranaense disputou três fases da Copa do Brasil, passando pelos paulistas Botafogo SP e Mirassol FC e parando sua trajetória na competição para o Bahia FC, nos pênaltis.
Já na primeira experiência na série D, o Azuriz não teve dificuldades e foi o primeiro do seu grupo a garantir a classificação. Pela segunda fase, o clube enfrentou o São Bernardo, mas acabou sendo eliminado após empatar o jogo de ida no estádio Os Pioneiros, e perder no jogo de volta, por 2 a 0.
Para 2023, o Azuriz não conseguiu a vaga para a última divisão do Campeonato Brasileiro, nem para a Copa do Brasil, o que prejudicou o planejamento e as ambições do clube. A diretoria renovou o contrato com 11 atletas, visando uma formação de time para 2024, e vai emprestá-los para que eles consigam jogar durante o ano. O foco do clube agora se volta para as categorias de base, iniciando pela Copa do Brasil sub 17.
CATEGORIAS DE BASE
O Azuriz tem formação nas categorias de sub-11, 12, 13, 14, 15, 17, e sub-20. O clube também possui parceria com escolinhas de futebol e futsal na região, e assim, monitora possíveis atletas sub-7 e sub-8.
“Em 2022, avaliamos mais de 1000 atletas no CT, e para este ano queremos melhorar ainda mais a qualidade do jogador que chega, porque os melhores jogadores do estado têm que vir para o Azuriz.” Fábio Augusto, responsável pela captação de atletas do Azuriz.
A categoria sub 17 foi a primeira a entrar em ação depois da desclassificação do clube no campeonato estadual, e estreou com a classificação na Copa do Brasil, nos pênaltis, contra o FC Ska Brasil – SP. Com isso, a Gralha Azul garantiu a vaga nas oitavas de final da competição, que terá o formato de ida e volta. Os 16 classificados se enfrentam no fim de abril e início de maio. O modelo segue assim nas quartas de final e semifinal. Já a final será disputada em confronto único no dia 18 de junho.
As equipes sub-15 e sub-20 se preparam para o Paranaense que começa na primeira quinzena de abril.
Para conseguir cumprir com o objetivo de ser o maior exportador de atletas do Brasil, o Azuriz investiu na melhoria do seu Centro de Treinamento, inaugurado no final de 2018. A estrutura, que conta com quatro campos oficiais, alojamento para 64 atletas, além de outros departamentos, como centro de fisioterapia e atendimento médico. (Veja o vídeo abaixo).
Texto de Willian Sanmartin, estagiário de comunicação do FootHub