Clubes espanhóis estão alcançando crescimento internacional através do YouTube

Com quase dois bilhões de usuários ativos mensais do YouTube, qualquer empresa pode ver o apelo da plataforma de compartilhamento de vídeos. Mas criar um público grande e leal é um desafio que ainda evita muitos deles.

Para os clubes de futebol, a crescente popularidade do vídeo on-line exigiu uma abordagem renovada em relação às comunicações. Particularmente, aquele que gira em torno do conteúdo de entretenimento.

O FC Barcelona, ​​o Sevilla FC, o RCD Espanyol de Barcelona e o Athletic Club colocaram uma ênfase muito maior em entreter os fãs através do YouTube. Os diretores de cada um desses clubes explicaram por que o YouTube é tão importante e o impacto resultante disso está ocorrendo nos seguidores internacionais.

FC Barcelona: “Mais do que um canal de comunicação, vemos o YouTube como uma plataforma de entretenimento”

Como um dos maiores clubes do mundo, o FC Barcelona tem uma reputação global e o YouTube se tornou um recurso primordial para expressar sua identidade. A abordagem foi tão bem sucedida que o clube agora está entre os maiores times de futebol da plataforma em termos de seguidores e número de visualizações, com 271 milhões de visualizações somente em 2018.

Em vez de considerar o YouTube como um porta-voz do clube, o FC Barcelona entende que os telespectadores se voltam para a plataforma de lazer. “Mais do que um canal de comunicação, vemos o YouTube como uma plataforma de entretenimento relacionada ao dia-a-dia do clube”, explicou o gerente de conteúdo digital David Saura. “É uma parte fundamental da nossa estratégia de conteúdo de entretenimento para conteúdo de médio e longo prazo”.

Refletindo sua natureza global, 91,5% dos inscritos no canal do YouTube são de fora da Espanha. Por esse motivo, o inglês tornou-se um idioma prioritário para o clube, que publica conteúdo diretamente em inglês ou com legendas. Programas exclusivos também são produzidos, com comentários em inglês fornecidos para os jogos da liga.

Para adicionar ainda mais diversidade à sua oferta, o clube também faz parceria com uma ampla rede de criadores de conteúdo para seu canal. “Desde o início da temporada de 2018/19, trabalhamos com uma equipe de influenciadores e criadores de conteúdo ‘internos’”, observou Saura. “Isso nos permite criar conteúdo direto ou ad-hoc para a plataforma de uma maneira muito mais ágil”.

Sevilla FC: “O jogo para conseguir uma maior internacionalização da nossa marca também é jogado no YouTube”

O recente crescimento do canal do YouTube do Sevilla FC reflete a importância adicional que o clube andaluz deu à plataforma. Em 2016 havia 3.940 novos assinantes, enquanto nos primeiros meses de 2019 eles já haviam passado de 9.370. É semelhante quando se olha para visualizações de conteúdo, que aumentaram de 3,1 milhões para 10 milhões nos últimos 18 meses.

O perfil poderoso é o resultado dos esforços sustentados do Sevilla FC para criar conteúdo de vídeo novo e excitante com o YouTube uma clara prioridade. Hoje, 90% de todas as comunicações do clube estão vinculadas ao canal do YouTube, se não forem comunicadas apenas em formato de vídeo.

“Em nossa estratégia de comunicação, o YouTube é de suma importância e estamos convencidos de que continuará a crescer, porque alocamos cada vez mais recursos a ele”, afirmou o diretor de comunicações, Jesús Gómez. “Temos muito espaço para crescer e, sem dúvida, vamos em frente, porque estamos certos de que o jogo para alcançar uma maior internacionalização da nossa marca também é jogado no YouTube.”

Para interagir de forma mais eficaz com esse público global, o Sevilla produz conteúdo em inglês, árabe, chinês, francês, japonês e russo, além de espanhol. Esta oferta de idiomas estrangeiros deverá expandir ainda mais nos próximos anos.

“Na próxima temporada, esperamos ver um salto quantitativo no número de assinantes internacionais”, acrescentou Gómez. “O motivo? Os vídeos legendados e gravados em diferentes idiomas serão multiplicados. O YouTube é uma ferramenta fundamental para projetar a identidade de nosso clube nacional e internacionalmente. ”

Um foco específico no canal da Sevillistas está no trabalho feito por sua fundação de caridade, mostrando os esforços sociais em que a instituição está envolvida, e eles também estão considerando um novo foco em sua equipe de eSports na plataforma.

RCD Espanyol de Barcelona: “Temos uma playlist com conteúdo em chinês que atualizamos toda semana”

Como muitos outros, o RCD Espanyol de Barcelona notou a oportunidade de envolver os torcedores de fora da Espanha e aproximá-los da liga. Especificamente, há um foco no conteúdo chinês.

O Gerente Digital do clube catalão Laureà Folch explica: “Nosso presidente é chinês, e a chegada de Wu Lei gerou muito interesse entre os seguidores chineses que estão espalhados por todo o mundo. Temos uma lista de reprodução com conteúdo em chinês que atualizamos toda semana. ”

A estratégia requer uma segmentação específica, dada a disponibilidade do YouTube na própria China. “Estamos cientes das dificuldades de acessar o YouTube da China e, por isso, nos concentramos em gerar conteúdo para toda a comunidade de usuários chineses que residem fora da China”, acrescentou Folch.

Nesta temporada, o clube também aumentou seu foco em eventos ao vivo por meio de seu canal no YouTube. Desde coletivas de imprensa após treinamentos diários, até jogos da equipe B, os torcedores agora podem usar o canal para obter uma ação de minuto a minuto dentro do clube. Esse tipo de conteúdo se tornará uma prioridade ainda maior para o clube na próxima temporada.

Mais uma vez, a abordagem está valendo a pena em termos de seguidores. “Esta tem sido a estação com o maior crescimento e playbacks alcançados”, afirmou Folch, referindo-se à adição de 6.300 novos assinantes e um crescimento de 16% no público de fora da Espanha durante a campanha de 2018/19.

Esta época foi particularmente memorável para o RCD Espanyol de Barcelona, ​​pois regressaram ao futebol europeu após uma ausência de 12 anos e o seu vídeo mais importante para a campanha foi o mini-filme “Hello Europe” que foi feito para celebrar sua qualificação para a Europa League.

O clube está particularmente orgulhoso da peça, bem como do vídeo promocional da partida da Liga Espanhola Feminina contra o Atlético de Madrid. O grito de guerra certamente teve um impacto, já que um público histórico de 20.615 pessoas foi alcançada no Estádio RCDE. Esse é um exemplo claro de cliques do YouTube traduzindo em ‘cliques nas catracas”.

Athletic Club: “Podemos mostrar aos fãs de todo o mundo o que representamos”

Para o Athletic Club, a oportunidade do YouTube é principalmente para contar histórias. Abrangendo seus mais de 120 anos de história, o time de Bilbao usa o canal para explicar sua posição única no futebol mundial para mais de 39.000 assinantes globais.

“A história do Athletic Club é uma das mais ricas do mundo do futebol e entendemos que o YouTube é uma das melhores maneiras de divulgar quem somos”, declarou o clube. “Dentro deste canal não há fronteiras; podemos mostrar aos fãs de todo o mundo o que representamos. ”

Em toda a sua produção considerável, os fãs encontrarão conteúdo de todos os seus times de futebol, academias, parceiros e suas fundações em igual medida. “Parte da nossa identidade é o fato de que somos um time, uma família”, acrescentou o clube.

No entanto, um dos destaques da história recente do clube veio de sua equipe de futebol feminino, que no início deste ano bateu o recorde nacional de participações de uma partida feminina no estádio San Mamés. Naturalmente, esse evento constitui uma parte central de seu conteúdo de vídeo recente.

O Athletic Club acrescentou: “Nosso compromisso com a equipe feminina começou há muito tempo, quando poucas pessoas e clubes o adotavam. Então, agora, trabalhamos para capacitar as equipes de nossas mulheres em todos os níveis. O YouTube nos permite fazer isso em um nível mais profundo do que em outras redes sociais. ”

Outro aspecto único do canal do clube é a presença de destaques do primeiro time, que remontam aos anos 80. Fornecer um recurso para os fãs reviverem as glórias do passado foi uma tarefa importante, mas, como o clube explica, ajudou a expressar uma parte essencial da identidade do clube, além de entreter os assinantes.

“Cuidar da nossa história e dos nossos ex-jogadores é uma maneira de celebrar nosso clube e nos distinguir”, disse o porta-voz. “Mas mais do que qualquer coisa, nosso público nos diz que isso é conteúdo de qualidade e eles querem mais disso”.

De destaques de jogos a entrevistas, brincadeiras e trollagens, os canais do YouTube dos clubes de futebol espanhol estão criando todo tipo de novo conteúdo para entreter os usuários o tempo todo, tanto na Espanha quanto no exterior.

Matéria extraída de Soccerex