O desenvolvimento do trabalho de prospecção de atletas não acontece apenas em clubes, como também em agências de gerenciamento de atletas
O universo da análise de mercado vem cada vez mais se tornando um processo complexo e bastante específico dentro do futebol. Apesar de complementar, essa “ramificação” da análise de desempenho possui um objetivo distinto: enquanto a análise de desempenho concentra seu estudo no jogo, seja em uma vertente mais coletiva ou individual, a parte de mercado se alinha aos movimentos de prospecção de atletas.
Contudo, esse desenvolvimento do trabalho de prospecção não acontece apenas no cenário dos clubes de futebol: agências de gerenciamento de atletas também estão buscando maior alinhamento nas ideias de mercado. Sendo assim, hoje trataremos um pouco de como funciona o trabalho de mercado em clubes de futebol e de agências esportivas.
As agências esportivas tem um objetivo em comum: buscar atletas para compor seus portfólios na busca lucros futuros. Porém, a tarefa é muito mais árdua do que parece. Primeiro, pelo fato de que a prospecção está cada vez mais precoce, muito por conta da concorrência; Aliado a isso, os investimentos precoces tendem a dar um retorno a longo prazo. Isso faz com que os agentes se protejam mais e busquem profissionais com conhecimento técnico para minimizar erros e dispêndio de dinheiro.
Dentro de cada contexto, é claro, esses profissionais, chamados de “scouts”, irão trazer a abordagem mais técnica dos prós e contras para uma futura representação de atleta. Isso varia de empresa a empresa, qual o objetivo final, em quais mercados serão inseridos os atletas, onde se tem maior chances do atleta ter sucesso, etc. Por isso a necessidade do scout estar bem inteirado no seu contexto e de qual caminho a empresa quer tomar assinando ou não com determinado jogador.
Da mesma forma, essa rotina faz parte do departamento de análise de mercado de um clube. Atletas em potencial são monitorados, entram na balança questões salariais, contexto competitivo, perfil físico/técnico/tático, comportamento extra campo, etc. Tudo isso alinhado a uma metodologia e filosofia que varia de clube a clube.
Enquanto as grandes agências de gerenciamento possuem diretrizes bem definidas, os clubes também possuem essa questão bastante presente (até mais do que empresas), onde o modelo de jogo pode ser determinante em muitas ocasiões para a contratação ou não de um atleta. Os analistas de mercado respondem diretamente ao chefe do departamento, que trabalha em conjunto com o diretor executivo e a presidência do clube.
Cabe ao analista de mercado entender o contexto no qual está inserido, otimizando o tempo e sendo o mais assertivo possível na transmissão da informação. Isso facilitará a tomada de decisão de seus superiores, que terão maior embasamento para “bancarem” suas decisões que venham ao encontro dos objetivos do clube ou empresa. O analista de mercado veio para facilitar e organizar o processo, e cada vez mais se mostra imprescindível no sucesso a longo prazo dentro do ambiente do futebol.
Texto de Guilherme Berlitz
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