Análise da semana: Um novo cenário para 2020

Análise da semana: Um novo cenário para 2020

A última rodada do Brasileirão está marcada para 08 de dezembro. Isso quer dizer que entramos nos últimos 30 dias de temporada. Já é possível projetar algumas situações para 2020, ainda mais com as notícias da semana.

O mercado de técnicos será mais movimentado que o de jogadores. A primeira grande alteração já aconteceu, com Tiago Nunes deixando o Athletico para treinar o Corinthians na próxima temporada. Pelo que se especula, o clube paranaense deve buscar o argentino Becaccecce, que deixou o Independiente recentemente. O Internacional é outro que provavelmente terá um técnico estrangeiro para 2020, Eduardo Coudet. Essa entrada de treinadores de outros mercados só tem a acrescentar ao futebol brasileiro, com novas ideias sendo ao menos debatidas por quem constrói o futebol por aqui. É importante que nomes como Sampaoli e Jorge Jesus permaneçam em Santos e Flamengo, mantendo o trabalho para o médio prazo.

Em relação ao que já está confirmado, o RB Bragantino pode ser a mudança mais significativa. O time que se encaminha para o título da série B possui uma boa estrutura, a partir do trabalho de Antônio Carlos Zago. No entanto, a realidade da divisão principal é diferente e mudanças serão necessárias. O clube tem consciência disso e já anunciou um orçamento de R$ 200 milhões para a montagem do elenco. O CEO Thiago Scuro, com passagem pelo Cruzeiro, possui um perfil ideal para os jogadores a serem contratados para 2020: atletas jovens, com potencial de revenda. O objetivo do clube será conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana, mas não seria surpresa se disputasse em lugar entre os seis primeiros.

Esse texto faz parte do Mundo da Bola, nosso newsletter semanal que traz as últimas notícias do futebol. Quer receber um conteúdo como esse no seu email toda semana? Se inscreva aqui (https://cursos.foothub.com.br/mundodabola)!